Correio do Povo e Habitasul promovem Oficina de Jornalismo

Evento acontecerá durante a Feira do Livro e está em sua quinta edição

Com o objetivo de oferecer uma experiência mais próxima possível da realidade do profissional de uma redação, o Correio do Povo e a Habitasul promoverão durante a Feira do Livro de Porto Alegre a quinta edição da Oficina de Jornalismo, que neste ano terá uma novidade: a participação da Rádio Guaíba. Serão duas turmas com 12 estudantes que trabalharão na produção de pautas, reportagens, na escolha de fotos e títulos. Os participantes terão uma jornada diária de cinco horas (equivalente à jornada profissional), das 13h30min às 18h30min, de segunda a sexta-feira. No sábado, acompanharão a impressão do jornal no parque gráfico.


A Oficina irá mesclar prática e teoria e terá encontros diários com profissionais. Na segunda-feira, os participantes elaboram as pautas e têm um painel com o pauteiro da redação. Terça -feira é o primeiro dia de saída a campo e o encontro com a chefia de reportagem.  Na quarta-feira, os participantes fazem suas entrevistas e encontram-se com um repórter. O formato final da matéria começa a ser produzido na quinta-feira, quando acontece o encontro com o editor. Na sexta, ocorre a revisão final de todos os textos para decidir a edição do suplemento Correio da Feira, um caderno especial de 4 páginas que será distribuído ao público.



Durante a semana, também serão realizadas visitas à redação no período de fechamento do jornal, após as 18h, para que os estudantes conheçam a redação em pleno funcionamento. A Oficina de Jornalismo terá a coordenação da jornalista Liana Pithan e está aberta a qualquer estudante que quiser conhecer o trabalho dos profissionais de jornalismo dentro de uma redação. Já a Oficina de Rádio, coordenada por Sinara Félix, será restrita aos universitários de Jornalismo e segue o mesmo processo da Oficina de Jornal, porém dentro da Rádio. 



As inscrições deverão ser feitas a partir da próxima segunda-feira, 26, através do site www.palcohabitasul.com. Mais informações pelo email [email protected].

Comentários