Credenciamento para cobrir julgamento de Lula na Capital se encerra logo mais

Veículos poderão se cadastrar até a meia-noite desta terça-feira

Os veículos que tiverem interesse em realizar a cobertura do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana têm até a meia-noite de hoje, 16, para se credenciar junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A ficha de credenciamento prévio está disponível no site do órgão, bem como mais informações sobre a sessão que ocorrerá na quarta-feira, 24. O tribunal fica situado na rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, nº 300, no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre.

Serão disponibilizados três tipos de credenciamento de imprensa para cobertura, considerando o interesse da sociedade e das empresas de mídia no acompanhamento do caso, conforme a assessoria de imprensa do órgão. Profissionais podem escolher acompanhar a sessão por telão na Sala de Imprensa do TRF4, localizada no andar térreo do tribunal, e a organização salienta que a circulação pelo prédio durante a sessão será proibida. Há, também, a possibilidade de assistir da área externa do edifício, em um local reservado à imprensa. A terceira opção é voltada aos profissionais da área técnica, aos quais será disponibilizado um estacionamento ao lado do TRF4 exclusivamente para as unidades móveis das emissoras. 

A confirmação do credenciamento, segundo a assessoria de imprensa do tribunal, será efetuada após o solicitante receber um e-mail validando os documentos. Após, o profissional credenciado deve imprimir o crachá, por meio de um link fornecido no e-mail. O documento deverá ser apresentado para garantir o acesso à área de controle de segurança da Brigada Militar.

O ingresso na Sala de Imprensa do TRF4 e na área externa do prédio será liberado no dia do julgamento entre 6h e 7h30, com apresentação obrigatória da credencial e da carteira de identidade do titular. O acesso às unidades móveis, por sua vez, deve ser realizado na terça-feira, 23, entre 16h e 22h. A organização adianta que serão permitidos links ao vivo, entrevistas, gravações de boletins de repórteres e fotografias na Sala de Imprensa. Gravações nos corredores, saguões e demais dependências do tribunal não serão permitidas.

Veículos de imprensa não poderão acessar a área de segurança do prédio e não será disponibilizado estacionamento interno nas dependências do tribunal para unidades móveis, caminhões de link e automóveis de empresas de mídia. A assessoria destaca, ainda, que os órgãos de comunicação são os responsáveis pela designação e conservação das credenciais até o fim do julgamento e que não serão confeccionadas novas vias em nenhuma hipótese. Mais informações podem ser obtidas e-mail [email protected] e pelos fones (51) 3213.3030 / 3213.3031 / 3213.3032 ou (51) 99742.9459.

Comentários