Criador do SPFW apresenta inovações do evento

Paulo Borges falou na Semana ARP da Comunicação sobre a indústria brasileira de moda

Ter começado já foi inovar. Este é o resumo do caráter criativo da São Paulo Fashion Week, principal evento de moda do Brasil, segundo seu criador, Paulo Borges, que palestrou para cerca de 150 pessoas agora à tarde, durante a Semana ARP da Comunicação 2011.
Ele historiou que o cenário era completamente diferente do atual, em que o Brasil desperta a curiosidade no exterior. "O País tem sido capa das principais revistas de formação de opinião em moda do mundo", contou.
Há 30 anos, conforme Paulo Borges, não se pensava em indústria da moda brasileira, apenas em roupa. "Não tinha mercado de maquiadores, técnicos, camareiras, diversas profissões não estavam desenvolvidas", comentou, informando que, atualmente, são 55 categorias de atividades ocupacionais do mercado de trabalho na produção direta e indireta da São Paulo Fashion Week. "Havia três ou quatro faculdades de moda quando começou a SPFW, hoje são 200".
Entre os exemplos de inovação citados por Borges, há o modelo de gestão da semana de moda, referência em vários países. Ele também comentou a transmissão dos desfiles pela internet, utilizada no evento paulista desde 2001 e que foi saudada como inovadora ao surgir na semana americana da moda do ano passado. Apresentou ainda as lojas pop up, espaços de venda temporários nascidos na SPFW, que existem apenas durante o evento, e hoje se espalharam por diversas atividades em todo o país.
A discussão também é teórica. A São Paulo Fashion Week publica cadernos anuais sobre economia criativa, que reúnem pessoas de diversas áreas para debater a inovação e a criatividade. Já está em produção a quinta edição. "São pessoas com a cabeça voltada ao empreendedorismo", disse Borges, destacando que a publicação é distribuída para outros empreendedores e empresários para difundir os conceitos da economia criativa.
O grande produto brasileiro, na opinião do criador do principal evento de moda no Brasil, é a felicidade. "Isso tem que ser embalado!", afirmou.
A próxima atração da Semana ARP de Comunicação é o 37° Salão da Propaganda, que premia os melhores cases em marketing promocional, design de embalagem, merchandising e internet e publicidade. A premiação terá cobertura ao vivo de TV pela Coletiva.net, com apoio de ADI, Grupo RBS e Procempa.
Imagem

Comentários