Crítico de cinema francês vem a Porto Alegre para seminário

Iniciativa é da Accirs e do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos

Evento acontece de 30 de maio a 4 de junho - Reprodução

A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs) e o Curso de Realização Audiovisual da Unisinos (Crav-Unisinos) realizarão, entre 30 de maio e 4 de junho, o Seminário Internacional 'O Estado da Crítica', em Porto Alegre. E o crítico de cinema francês Jean-Michel Frodon é o convidado especial e virá à cidade exclusivamente para o evento.

Além da presença de Frodon, o seminário terá mesas reunindo críticos brasileiros e o lançamento nacional do livro 'Trajetória da Crítica de Cinema no Brasil', editado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e organizado pelo seu presidente, Paulo Henrique Silva. A publicação, inédita, traz um apanhado histórico da atividade no País, com 30 artigos de pesquisadores de vários estados, cada um abordando aspectos particulares da crítica cinematográfica.

As principais atividades do seminário, incluindo a conferência de abertura com Jean-Michel Frodon, intitulada 'Crítica Cinematográfica Atual: Jogos Culturais e Políticos e Suas Relações com a Internet', serão realizadas no campus da Unisinos em Porto Alegre (Avenida Nilo Peçanha, 1600). O evento tem entre seus apoiadores a Aliança Francesa (AF), que se engajou no projeto de trazer Frodon à Capital.

O evento encerrará as comemorações de uma década de fundação da Accirs, completados em 2018. As atividades também marcam os 10 anos do seminário homônimo que a associação realizou em 2009, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, e que marcou a reflexão sobre a crítica no Estado à época. A programação completa pode ser conferida no site www.accirs.com.br/oestadodacritica2019.

Comments