› Curso avaliará inovações das teorias da comunicação
Curso avaliará inovações das teorias da comunicação
Debate abrange literatura, música e a outras manifestações midiáticas
Arte de Mario Arruda sobre colagem de Ale Muñoz O curso de extensão "A(na)rqueologias das Mídias" promoverá debates e reflexões pertinentes à literatura, ao audiovisual, à música e a outras manifestações midiáticas. A promoção será realizada na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Ufrgs (Fabico) e está dividida em cinco encontros que acontecerão às quintas-feiras, de 17 de setembro a 15 de outubro, no prédio da faculdade (Rua Ramiro Barcelos, 2705, Porto Alegre). O objetivo é introduzir as recentes viradas teóricas da comunicação, como a das materialidades, do realismo especulativo, dos afetos, da semiótica crítica, do arquivo e da arqueologia das mídias. Ministrado por doutorandos, mestrandos e graduandos com pesquisas na área da comunicação, o seminário surgiu da parceria entre a Fabico e o Núcleo de Pesquisa Semiótica Crítica (NPESC), e tem como coordenador o professor Alexandre Rocha da Silva. O curso é gratuito e, aos participantes, será conferido certificado correspondente a 15 horas. Para se inscrever, os interessados devem enviar um e-mail para [email protected] com nome completo, RG, CPF e, caso seja aluno da Ufrgs, número do cartão. Confira a programação: MESA 1 - 17/09 - A(NA)RQUEOLOGIAS TRANSMIDIÁTICAS
Alexandre Rocha: Introdução ao curso
Márcio Telles: A(na)rqueologia de um futuro esquecido
André Araujo: Por uma arqueologia das mídias na literatura: do avant pop ao afterpop
Lennon Macedo: Lumière no cinema contemporâneo MESA 2 - 24/09 - UMA A(NA)RQUEOLOGIA DO BARULHO
Marcelo B. Conter: A Gatorra de Tony e o devir sucata das caixas pretas musicais
Cássio Lucas: Contra-ambientes ruidosos
Guilherme Maschke: Caco(fonias) dos suportes midiáticos no noise e glitch music MESA 3 - 1º/10 - AGENCIAMENTOS ANÁRQUICOS AUDIOVISUAIS Bruno Leites: Êxtase e impotência: as imagens-pulsão no cinema brasileiro dos anos 2000
Felipe Diniz: A figura do qualquer no cinema: invenção e desconstrução
João Flores da Cunha: As séries de TV contemporâneas e Ingmar Bergman: a minissérie Cenas de um Casamento MESA 4 - 8/10 - A(NA)RQUIVO E RECONFIGURAÇÕES ESTÉTICAS
Jamer G. Mello: Por uma estética da resistência: a(na)rquivo, guerra e circulacionismo
Mario Arruda: Vaporwave: estética digital desviante, pós-dadaísmo e hibridismo de mídias