Curso promete ensinar a atuar como produtor cultural

Programa prevê abordagem de noções básicas sobre ferramentas e leis de incentivo


Com foco em moradores da periferia e comunidades, o Instituto Trocando Ideia, em parceria com a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), promoverá o curso "Produtor Cultural Comunitário". Com o objetivo de ensinar noções básicas e ferramentas para realização de eventos e projetos comunitários, será realizado aos sábados, de agosto a dezembro.
O curso será uma espécie de incubadora de projetos, tendo em vista que, ao final, cada aluno deverá apresentar uma proposta pronta para ser colocada em leis de incentivo ou apresentada a entidades e poder público. Com vagas limitadas, os encontros ocorrem de forma quinzenal a partir do dia 8, sempre aos sábados, das 14h às 18h.
Sob a coordenação geral de Fabiana Menini, conta com a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora especializada em Acessibilidade Cultural, Patrícia Dorneles; Gustavo Turki, membro do coletivo Catarse de Audiovisual; e o produtor cultural Fabio Kossmann. Os três atuarão como palestrantes convidados. Com entrada de R$ 300,00 e parcelas mensais de R$150,00, as inscrições são feitas pelo e-mail inscriçõ[email protected].
Confira o conteúdo do curso:
Leis de incentivo federais: o Ministério da Cultura apoia projetos culturais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91), a Lei Rouanet, da Lei do Audiovisual (Lei nº 8.685/93) e também por editais para projetos específicos, lançados periodicamente.
Sistema Pró-cultura: é um mecanismo de financiamento estadual de projetos culturais, formado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC). A LIC é um mecanismo de fomento indireto que oferece benefício fiscal para as empresas que patrocinem os projetos culturais aprovados. Já o FAC, é um mecanismo de fomento direto que disponibiliza os recursos financeiros diretamente para os proponentes de projetos selecionados através de editais.
Fumproarte: caracteriza-se por ser um fundo de natureza contábil especial, que tem por finalidade financiar projetos de bolsas de pesquisa e de produção artística - cultural no município de Porto Alegre.

Comentários