Debate em um teatro deu bom resultado

Encontro promovido pela TV COM conseguiu fugir do formato convencional

Em vez de um estúdio de TV, o palco de um teatro; em vez de um candidato estático no vídeo, os debatedores utilizaram tribunas e, quando estavam em cena, apareciam simultaneamente no vídeo, tanto o que fazia a pergunta como o que respondia. Com inovações como esta, foi um sucesso o debate promovido ontem à noite pela TV COM, que reuniu no Teatro da Amrigs oito dos 10 candidatos ao governo do Estado do Rio Grande do Sul. "Foi uma experiência maravilhosa, e a RBS está muito contente com o resultado", disse a Coletiva.net o diretor de Jornalismo da RBS TV e TV COM, jornalista Raul Costa Jr.


Ele explicou que, desde o início, o desafio proposto à equipe de produção e de jornalismo foi buscar uma saída ao formalismo convencional. Havia um certo temor em relação ao público, mas mesmo esta parte foi bem resolvida. "O comportamento do público foi excelente", disse Raul, referindo-se às quase 300 pessoas, entre convidados dos partidos e do Grupo RBS, que estavam na platéia.


Conduzido pelo comunicador Lasier Martins, o debate propriamente dito não apresentou surpresas, já que os candidatos procuraram manter uma postura de seriedade e não houve nenhum confronto desconfortável entre eles. Um raro senão na noite foi a forma como os jornalistas convidados para apresentar as questões estavam posicionados. Ficaram sentados na primeira fila do auditório, pois o palco não tinha espaço suficiente para abrigar mais uma bancada. Estavam lá Ana Amélia Lemos, Rosane de Oliveira, Paulo Santana, Claudio Brito, André Machado, Jonas Campos, Paola Vernareccia e Elói Zorzetto. 


A RBS TV tem programada a realização de um debate para o próximo dia 26 de setembro. Raul Costa Jr. disse que ainda está em avaliação a possibilidade de a emissora repetir o mesmo formato adotado ontem.


 

Comentários