Debate na Guaíba transcorreu de forma tranquila

Encontro com candidatos à prefeitura de Porto Alegre foi realizado na sede do Sescon-RS e teve duração de 3h10

Promovido pela Rádio Guaíba, o debate entre os candidatos à prefeitura de Porto Alegre transcorreu de forma tranquila e dentro das normas preestabelecidas pela emissora. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira, 18, às 14h30, na sede do Sescon-RS (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Rio Grande do Sul), e teve duração de 3 horas e 10 minutos.
De acordo com o coordenador de Jornalismo da Rádio Guaíba, Carlos Guimarães, a conversa entre os oito candidatos - Fábio Ostermann (PSL), João Carlos Rodrigues (PMN), Júlio Flores (PSTU), Luciana Genro (PSOL), Maurício Dziedricki (PTB), Nelson Marchezan (PSDB), Raul Pont (PT) e Sebastião Melo (PMDB) - foi um sucesso de audiência. "Em Porto Alegre, ficamos em segundo lugar no trending topics do Twitter, atrás apenas da #vela, que fez referência ao Ouro que o Brasil ganhou nessa modalidade na Olimpíada", contou ao Coletiva.net.
Críticas à atual gestão municipal, problemas na educação e segurança foram os assuntos que dominaram o debate, mediado pelo jornalista Felipe Vieira. No primeiro bloco, o presidente do Sescon-RS, Diogo Chamun, questionou todos os candidatos sobre a necessidade de implementar um novo modelo de gestão da educação e de como resolver o problema. Na segunda parte do encontro, os candidatos fizeram perguntas entre si, com temas sorteados sobre segurança, saúde, educação, funcionalismo, mobilidade urbana, desenvolvimento, sustentabilidade e infraestrutura. No terceiro e último bloco, os concorrentes abordaram temas livres e, novamente, vieram à tona a insegurança, os problemas com o transporte público e as críticas à gestão do atual governo.
O encontro, transmitido ao vivo pela emissora, foi aberto ao público. Conforme Carlos Guimarães, cerca de 70 pessoas compareceram à sede do Sescon-RS. "Estamos muito felizes com o resultado do encontro", comemorou, e adiantou que o nono candidato, Marcello Chiodo (PV), que registrou sua candidatura na última segunda-feira, 15, será entrevistado por 20 minutos logo mais, às 14h, no programa Esfera Pública, com Juremir Machado e Taline Oppitz. "Ele não participou do debate, pois as regras já estavam acertadas com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) quando ele se candidatou. A entrevista é uma forma de compensar sua ausência", explicou.

Comentários