Diversas áreas devem trabalhar em harmonia

Conclusão é dos profissionais que debateram a Produção Eletrônica e Digital

Harmonia entre as áreas da publicidade. Esta foi a expressão que norteou o debate 'O valor da ideia' na Produção Eletrônica e Digital. O Instituto Goethe recebeu, nesta tarde, cinco profissionais que falaram sobre as atividades da área. Mediados pela diretora de Criação da Martins + Andrade, Cláudia Shroeder, os participantes foram Paulo Dytz, da B.Sound Design; Eduardo Axelrud, da Competence; Gustavo Rodrigues, da agência Santa; e Daniel Acampora, da Cápsula Filmes.
Axel foi o primeiro a expor suas opiniões, defendendo que a relação entre a agência e a produtora é baseada em uma palavra velha, mas de grande relevância, que é a parceria. Para ele, o trabalho só fica bem feito se houver esse envolvimento entre todas as partes. "Quando vejo certos comerciais, percebo que aquilo não saiu simplesmente de uma agência, pois requer conhecimento e linguagem que saem de profissionais de diversas áreas." Paulo concordou com o criativo e acrescentou que o momento é de aprender com todas as ideias expostas. O profissional também salientou que é necessário ter por perto parceiros de confiança para que esta ideia seja potencializada: "O valor da ideia está em agregar conhecimentos e na forma de materializar isso".
Apesar de reconhecer que é um tímido para falar em público, Daniel Acampora complementou a ideia dos colegas ao dizer que esta integração já é uma realizada. "O planejamento, a criação e os profissionais de conteúdo atuam, e tem que ser assim, juntos, antes de apresentar uma ideia ao cliente". Para encerrar as explanações, Gustavo afirmou que acredita, cada vez mais, que os caminhos entre agência e produtora, por exemplo, serão unificados. "Para que a entrega seja única, todos terão que caminhar juntos, mesmo que cada um na sua especialização", resumiu. Na mesma linha, Claudia Shroeder garantiu que, hoje, as áreas se misturam muito e definiu: "A dupla de criação, às vezes, também precisa fazer planejamento. Isso é o que chamamos de derrubar paredes".
Imagem

Comentários