DOCUMENTÁRIO REVELA A MULTIPLICIDADE NO FSM

Uma centena de participantes do III Fórum Social Mundial (FSM), de 38 países, está no documentário ‘We Belong – Uma Celebração da Diversidade’, produção …

Uma centena de participantes do III Fórum Social Mundial (FSM), de 38 países, está no documentário ?We Belong - Uma Celebração da Diversidade?, produção brasileira que estreou na mostra competitiva do Cinesul (Festival Latino-Americano de Cinema e Vídeo) e no Festival de Havana, ambos em 2003. Dirigido por Sérgio Sá Leitão e produzido pela Limite Produções, o filme reúne depoimentos em 11 línguas (português, inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, árabe, japonês, coreano, tailandês e esperanto), registrados numa instalação montada na PUCRS (Pontifícia Universidade Católica/RS), durante o FSM 2003.
Além dos festivais e emissoras de TV do Brasil e do exterior, o documentário terá um circuito alternativo de exibição, que visa alcançar o maior número possível de espectadores, em especial quem não esteve no Fórum ou nem sequer sabe do que se trata. Sá Leitão quer destacar o FSM como um contraponto do Fórum Econômico de Davos, na Suíça, que ocorre, anualmente, na mesma época. Mais sobre o filme pode ser visto no site www.webelong.org.
"?We Belong? se propõe a celebrar a diversidade humana, ampliar o alcance do Fórum e proporcionar aos espectadores a experiência de ver, ouvir e se emocionar com pessoas de lugares e trajetórias pessoais absolutamente diferentes, que se encontram num mesmo lugar pela mesma razão: o desejo de construir um mundo mais justo", diz Sá Leitão. O diretor é jornalista e realizou também o documentário ?Penso Cidade? (2002), o clipe ?A Balada do Mar Salgado?, de Ed Motta (2002) e o curta ?Mãos? (2003). Atualmente, é assessor especial do Ministério da Cultura.

Comentários