Duas décadas de história do jornal Extra Classe são retratadas em livro

Lançamento será no dia 30, em Porto Alegre, e marca o aniversário de 20 anos da publicação

Na próxima quarta-feira, 30, o Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) lançará o livro "Extra Classe - Duas décadas de jornalismo e cidadania" que conta a história do jornal, da sua concepção até os dias atuais, e traz um encarte com a reprodução de todas as capas e destaques das principais reportagens. O lançamento será às 19h, na sede estadual do Sindicato em Porto Alegre (Avenida João Pessoa, 919).
A obra traz textos do diretor do Sinpro/RS, professor Marcos Julio Fuhr, dos editores que criaram o jornal, os jornalistas Marcelo Menna Barreto e Luiz Carlos Barbosa; da editora-chefe do Extra Classe desde 1999, jornalista Valéria Ochôa; do editor-executivo desde 2000, jornalista César Fraga; do sociólogo Marcos Rolim; do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/RS), Claudir Nespolo; e do doutor em História João Marcelo Pereira dos Santos. Também conta com crônicas exclusivas dos escritores Luis Fernando Verissimo e José Guaraci Fraga, ambos colaboradores do jornal.
Lançado em março de 1996, a publicação circula mensalmente desde então, ininterruptamente. A publicação, direcionada a professores associados ao sindicato, ganhou, em 2014, um espaço próprio na internet ( www.extraclasse.org.br), que traz na íntegra as edições mensais, com produção de conteúdo jornalístico exclusivamente para a web.
Em comemoração ao seu 20º aniversário, o jornal circulará neste mês com um projeto gráfico renovado e um incremento em sua tiragem de 25 mil exemplares. Nestas duas décadas, o jornal Extra Classe recebeu 34 prêmios de Jornalismo.

Comments