‘Marcas de Quem Decide’ avalia novos setores

Mais de 400 dirigentes empresariais foram ouvidos pela QualiData em todo o Estado

?Marcas de Quem Decide?, projeto de aferição dos níveis de lembrança e preferência de marcas em 100 setores da economia no Rio Grande do Sul, tem novidades para a sua 11ª edição. Realizado pela Qualidata Pesquisas e Conhecimento Estratégico, o estudo incluiu novos setores em sua avaliação. Entre eles, estão Corretora de Valores, Empresa de Energia, Destino Turístico Estadual, Produto Popular e Produto de Luxo. O projeto, que aborda produtos, serviços e empresas, além das categorias especiais Grande Marca Gaúcha e Preservação do Meio Ambiente, consiste em uma pesquisa que ouve empresários, executivos e profissionais liberais do Estado.


Foram entrevistadas 480 pessoas, residentes em mais de 40 dos principais municípios do Rio Grande do Sul, distribuídos em sete regiões do Estado. Os municípios da amostra concentram 63% da população e 67% do total de empresas. Segundo o idealizador e diretor do Projeto, Paulo Rogério Di Vicenzi Rodrigues, os entrevistados foram escolhidos por sorteio aleatório e convidados a participar da pesquisa com respostas espontâneas, recebendo como estímulo apenas a citação dos setores pesquisados.


Para realizar a pesquisa,  a QualiData mobilizou  uma equipe de 30 profissionais com dedicação exclusiva aos processos de planejamento, desenvolvimento de sistemas, coleta de dados, supervisão, fiscalização, processamento, análise e administração de todo o processo.


Atualmente, o projeto Marcas de Quem Decide reúne em seu  banco de dados cerca de 35 mil registros de marcas de produtos, serviços e nomes de empresas, com suas respectivas posições na lembrança e na preferência do público pesquisado. "Trata-se de um patrimônio incalculável pela capacidade de reunir em um só lugar um amplo conjunto de dados sobre o lugar que marcas e nomes comerciais ocupam na cabeça dos consumidores", afirma o consultor. Os resultados dos últimos anos desta pesquisa podem ser acessados no site da QualiData: www.qualidata.org.

Comentários