‘OMISSÃO DA RBS COLOCOU OS JORNALISTAS EM RISCO’

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado também se manifestou a respeito da violência sofrida pela equipe da RBS TV, que cobria uma manifestação …

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado também se manifestou a respeito da violência sofrida pela equipe da RBS TV, que cobria uma manifestação de agricultores na BR-386, próximo a Sarandi. O presidente da entidade, José Carlos Torves, afirma lamentar o incidente, mas lembra que, em 2003, o sindicato e a Coordenação dos Movimentos Sociais, em carta entregue à direção da RBS, alertavam para o risco de situações como essa, tendo em vista a linha editorial adotada pelo grupo, de "permanente criminalização dos movimentos sociais".
Segundo Torves, na época ele e os demais responsáveis pela carta pediram que a RBS revisse sua posição, "que causava tensão entre os jornalistas da casa, quando esses cobriam manifestações sociais". "O Grupo RBS se omitiu e não marcou nenhuma agenda para tratar a questão, deixando a situação se agravar, colocando em risco os jornalistas que trabalham nos seus veículos", diz nota do sindicato publicada hoje em seu site.
Em entrevista ao Coletiva.net, Torves reiterou que a entidade responsabiliza a direção da RBS pela situação. "Avisamos que essa postura poderia levar a fatos que ameaçam a integridade física dos profissionais", explica. O sindicato entende que "a agressão foi cometida contra a RBS (patrimônio) e não contra a imprensa, pois nenhum veículo e nenhum profissional de outros grupos de comunicação que atuam no Estado sofreu qualquer ato de hostilidade por parte dos Movimentos Sociais".

Comentários