Em carta aberta, Farsul critica matéria veiculada pela RBS TV

Comissão Jovem da entidade se posicionou contra reportagem sobre campanha para diminuir consumo de carne

Matéria foi ao ar na última segunda-feira - Reprodução

Ontem, 15, o Jornal do Almoço, do Grupo RBS, veiculou uma matéria sobre os países que participam de campanha mundial para diminuir o consumo de carne, com a proposta de retirar a proteína do cardápio no primeiro dia útil da semana. No entanto, a reportagem desagradou à Comissão Jovem da Farsul, que divulgou uma carta aberta, manifestando o seu "absoluto repúdio" ao material apresentado no telejornal.

De acordo com o documento, "publicar uma matéria contra o consumo de carne, ainda mais no Dia do Pecuarista, é no mínimo de muito mau gosto por parte da RBS". Ainda conforme a carta, foram ditas "inverdades" na reportagem, que destacou que a produção de carne eleva o nível de CO2 no meio ambiente. Segundo a Comissão Jovem da Farsul, "opiniões como esta, travestida de ciência, embarca no sensacionalismo e na superficialidade".

Na publicação, o grupo ainda afirma que, por ser defensor da liberdade responsável de imprensa, entende que, "quando falam inverdades acerca da pecuária e da agricultura, devemos ter o direito de resposta". No fim, a Farsul solicita à empresa midiática a "oportunidade do campo falar".

Coletiva.net, então, entrou em contato com o Grupo RBS que retornou com o seguinte posicionamento: "A RBS respeita e valoriza o agronegócio e sua relevância para a economia gaúcha, uma pauta recorrente em todos os veículos da empresa. Da mesma forma, o movimento da segunda-feira sem carne existe e foi retratado pela reportagem da RBS TV, sem qualquer juízo de valor. A RBS e a Farsul conversaram para esclarecer qualquer mal-entendido".

Confira a carta aberta completa da Comissão Jovem da Farsul: