Em comunicado oficial, RBS confirma venda de operações em SC

Grupo de comunicação informa que concentrará seus esforços nos veículos do Rio Grande do Sul, onde começou

A última segunda-feira, 7, foi um dos dias mais trepidantes em toda a história do Grupo RBS. Desde domingo, circulavam rumores sobre a venda dos ativos da empresa em Santa Catarina, o que se confirmou na tarde de ontem, após comunicado oficial por parte da assessoria de imprensa da organização.
Após especulações no mercado, o Grupo RBS emitiu um comunicado oficial confirmando a venda das operações de televisão, rádio e jornal que atuam sob a marca em Santa Catarina. O acordo aconteceu entre os acionistas da RBS e os empresários Lírio Parisotto e Carlos Sanchez, do Grupo NC, juntamente com outros investidores. Segundo nota da empresa, a conclusão do negócio está sujeita à condição suspensiva de aprovação prévia do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e dos demais órgãos regulatórios do setor, bem como ao cumprimento de determinadas condições precedentes usuais para estes tipos de transações.
A aquisição dos ativos parte de uma associação dos empresários para o desenvolvimento de negócios de mídia em Santa Catarina. Lírio Parisotto atua na área de mídia por meio de sua empresa Videolar e no setor de petroquímica a partir da Innova. Carlos Sanchez amplia o processo de diversificação de seus negócios, a partir do Grupo NC, um conglomerado econômico.
Durante reunião com todos os diretores na sede da empresa em Florianópolis, foi anunciado que o atual diretor-geral de Televisão em Santa Catarina, Mário Neves, será o presidente da organização no estado. Na RBS há cerca de 25 anos, o executivo iniciou como gerente-geral de Emissoras no RS, atuou como diretor Comercial da RBS TV no Estado e como diretor Geral de Mercado em Santa Catarina. Conforme informações obtidas por Coletiva.net, Mário é tido como um bom executivo, de origem Comercial e de muito bom relacionamento. O nome da nova empresa ainda não foi definido.
Os investidores destacaram que a gestão dos negócios seguirá normalmente e a independência editorial será mantida. Ressaltaram, ainda, que a decisão é resultado da crença de ambos no potencial do estado de Santa Catarina e na indústria da comunicação.
"O processo de transição será gerido a partir de comitês com o objetivo de garantir a continuidade e a excelência das operações. A sinergia entre as empresas em Santa Catarina será mantida a partir de parcerias operacionais e comerciais", diz o comunicado.
Com o movimento, a organização informa que focará seus esforços de mídia no Rio Grande do Sul, onde o grupo empresarial foi fundado em 1957, com marcas jornalísticas como Zero Hora, Rádio Gaúcha e RBS TV. Além dos negócios de comunicação, o grupo é proprietário da e.Bricks, empresa de investimento digital com atuação no Brasil e nos Estados Unidos.
O Grupo RBS afirma que, desde que chegou a Santa Catarina, foram 37 anos de compromisso com os catarinenses. "A RBS orgulha-se de ter criado milhares de empregos no estado e dos investimentos para levar informação e entretenimento de qualidade ao público. A atuação em rede promoveu Santa Catarina para o país e deixou gaúchos e catarinenses ainda mais próximos. A empresa, seus colaboradores e acionistas são muito gratos por tudo que aprenderam com os catarinenses. Uma relação fraterna que jamais será rompida", conclui a nota.
Em comunicado interno direcionado aos colaboradores, Jayme Sirotsky, Nelson Sirotsky e Eduardo Melzer informaram sobre a transação.
Veja a nota na íntegra:
Caros colaboradores da RBS em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul,
Hoje é um dia importante para todos nós.
Anunciamos há pouco, em Florianópolis, que estamos vendendo todas as operações de rádio, jornal e televisão que atuam sob a marca RBS em Santa Catarina.
Quem chega são alguns dos maiores empresários do país, Lírio Parisotto e Carlos Sanchez, juntamente com outros investidores.
Há cerca de três anos, fomos procurados por esses empresários, que tinham o interesse em investir na indústria da comunicação no Estado de Santa Catarina.
Recentemente, recebemos deles uma excelente oportunidade de negócio, o que mais uma vez comprova a qualidade dos serviços que prestamos à sociedade em Santa Catarina e a valorização de cada um de vocês, que fazem nossa empresa ser reconhecida. O acordo ainda depende da aprovação dos órgãos reguladores do setor.
É importante destacar que nossa relação com Santa Catarina vai muito além de um investimento empresarial. Aqui chegamos, em 1979, com a vinda de Nelson Sirotsky como diretor-geral, ainda sob a liderança do fundador da RBS, Maurício Sirotsky Sobrinho, e de seu irmão, o presidente emérito Jayme Sirotsky.  Crescemos e nos consolidamos a partir do envolvimento direto de diferentes gerações da nossa família. Ao longo das últimas três décadas, além de Nelson, Pedro Sirotsky e Sérgio Sirotsky transferiram-se, juntamente com suas famílias, em diferentes momentos, para Santa Catarina, gerando um vínculo que transcende a empresa e que durará para sempre.
Aprendemos muito com os catarinenses. Também temos a convicção de que, junto com os catarinenses, construímos grandes projetos.
Iniciamos e apoiamos causas relevantes, mostramos Santa Catarina para todos os catarinenses, integrando-os mais. Ajudamos a formar importantes profissionais, alguns dos quais se destacam no cenário nacional.
Levamos Santa Catarina para fora das suas fronteiras. Estreitamos a relação entre os gaúchos e os catarinenses.
Por isso, no momento em que nos afastamos do dia a dia desse importante Estado, estamos orgulhosos em saber que o atual diretor-geral de Televisão em Santa Catarina, Mário Neves, foi escolhido pelos novos proprietários para presidir a empresa, dando continuidade ao excelente trabalho já desenvolvido. Essa decisão simboliza a qualidade e o reconhecimento de todos os milhares de profissionais que formam e já formaram o nosso grupo em Santa Catarina.
Ao Mário e a toda a equipe de Santa Catarina, desejamos muito sucesso nesse novo desafio.
Para assegurar uma transição tranquila entre a RBS e o novo grupo, estão sendo criados comitês setoriais que trabalharão para garantir a continuidade das operações.
A todos os colaboradores que participaram da construção dessa história de sucesso, o nosso muito obrigado!
A partir de agora, o foco da RBS em comunicação volta-se integralmente para o Rio Grande do Sul, onde nossa história começou.
Aos nossos colaboradores do Rio Grande do Sul, a certeza de que continuaremos crescendo, inovando e trabalhando guiados pelos princípios éticos e pelos valores da família, que sempre estiveram presentes nos 58 anos da nossa história. Nossa missão é entregar ao público jornalismo e entretenimento cada vez de maior de qualidade e comprometido com as comunidades onde atuamos, visando alcançar dias sempre melhores para todos.
Um abraço,
Jayme, Nelson e Eduardo

Comentários