Em mapa interativo, JC relaciona locais da Capital ao golpe militar

Público é convidado a contribuir, enviando material e sugerindo a inclusão de outros pontos

Como parte da cobertura especial dos 50 anos do golpe militar no Brasil, o Jornal do Comércio produziu a reportagem multimídia 'O Golpe em Porto Alegre', que traz, em um mapa interativo , textos e fotos de lugares que marcaram os anos da ditadura na Capital e Região Metropolitana. O mapa, criado pela equipe do site do JC, exibe 17 pontos usados pela máquina repressiva e endereços que remetem aos generais que comandaram o País, entre outros.
Um dos locais apresentados é a sede do 18º Regimento de Infantaria, onde havia uma cela semelhante à famosa Boi Preto, do antigo prédio da Polícia Militar e hoje Praça Raul Pilla. Os que estiveram lá contaram tratar-se de um local insalubre e totalmente escuro, onde ficavam por dias, perdendo a noção do tempo. O mapa também sinaliza o antigo Dopinha, centro clandestino de tortura localizado na rua Santo Antônio, e o Monumento a Castello Branco, localizado no Parque Moinhos de Vento.
Desenvolvido através de pesquisas da repórter Carolina Hickmann, o mapa está aberto à participação do público, que pode enviar material e sugerir a inclusão de pontos através do e-mail [email protected].
Desde 31 de março, o tema vem sendo abordado em reportagens diárias produzidas pelas editorias de Politica, Cultura e Geral do JC. Parte deste conteúdo está disponível no hotsite www.jornaldocomercio.com/golpe50anos
Imagem

Comentários