Emissoras gaúchas investiram R$ 74 milhões em projetos sociais

Relatório da Agert registra ações realizadas por 233 empresas radiodifusoras

A radiodifusão gaúcha investiu R$ 74.896.695,04 na divulgação de ações sociais no último ano. O valor é calculado a partir dos espaços comerciais cedidos com esta finalidade e indica um crescimento de 16,32% no comparativo com 2013. Os números constam no Relatório Social Transparência e Protagonismo 2014, lançado pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert). A publicação registrou recorde de mídia doada e de emissoras participantes: foram 233 empresas.
Com o tema "Transparência e protagonismo", o relatório de 2014 ressalta a importância desses conceitos para a formação de uma sociedade bem informada, que reconhece seus direitos e deveres com a sociedade. O presidente da Agert, Roberto Cervo "Melão", reforça que o compromisso dos veículos de comunicação vai além da informação. "Ele transparece na prestação de serviços e na atuação junto às populações, transformando o meio em que atuamos. O Relatório Social é a publicação dessas ações desenvolvidas pela radiodifusão gaúcha", explicou.
Além de promover e mediar a comunicação entre diversos públicos, o relatório mostra que as emissoras gaúchas abrem cada vez mais espaços para ações de responsabilidade social, como na divulgação de campanhas do agasalho, de remédios, de alimentos, além de ações como a realizada no Noroeste do Estado, em que uma rádio levou donativos para serem entregues a famílias atingidas pela enchente. "Isso mostra a importância do papel mobilizador que os veículos de comunicação exercem no mundo globalizado, que se caracteriza pelo dinamismo e interatividade. A emissora que participa ativamente das necessidades de sua comunidade afirma o papel social do meio", declarou a coordenadora do projeto, Myrna Proença.
O relatório social, que está em sua 11ª edição, foi instituído pioneiramente em 2004, para que os veículos da radiodifusão aprofundassem os vínculos com as suas comunidades. A ação procura dar mais transparência e visibilidade à contribuição que as emissoras realizam, através de diversas formas de apoio a projetos de interesse público.

Comentários