EMISSORAS MANTÊM IMPASSE SOBRE O DEBATE

O diretor da Caldas Júnior, empresa responsável pela TV2 Guaíba, Carlos Ribeiro, e o diretor de Jornalismo da RBS TV, Raul Costa Jr., disseram …

O diretor da Caldas Júnior, empresa responsável pela TV2 Guaíba, Carlos Ribeiro, e o diretor de Jornalismo da RBS TV, Raul Costa Jr., disseram hoje à Coletiva.net que não pretendem negociar a transmissão de seus debates entre os prefeituráveis da Capital. As duas emissoras marcaram o encontro para as 22h do próximo dia 29, última data permitida para a participação dos candidatos em programas de TV.
Costa Jr. explica que não pode remanejar data nem horário, pois o espaço é cedido pela Rede Globo a suas afiliadas para a realização de debates. Ele diz que aguardará até o último momento a resposta dos candidatos ao convite. Caso apenas um deles compareça, será realizada uma entrevista. Se nenhum dos prefeituráveis aparecer, o executivo conta que a RBS seguirá com a programação normal da Rede Globo para as cidades sem segundo turno. "Provavelmente será um "Globo Repórter" ou um bom filme, mas estou confiante que transmitiremos o debate entre os candidatos de Porto Alegre", disse.
A posição da Guaíba não é muito diferente. Ribeiro afirmou que a emissora transmitirá o debate do dia 29, às 22h, e também aguardará uma posição dos candidatos até lá. Ele não faz planos para o caso de um ou os dois candidatos não comparecerem: "Tenho certeza de que eles virão", disse Ribeiro.
Os candidatos José Fogaça (PPS/PTB) e Raul Pont (Frente Popular), por sua vez, pretendem participar dos dois debates e tinham esperanças de que as emissoras pudessem entrar em um acordo. Eles solicitaram à juíza da zona 158 do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Cleuza de Azevedo, que interviesse na questão. Ela chegou a sugerir que os prefeituráveis aceitassem o convite da Guaíba, devido à anterioridade (a emissora fez o convite em maio, enquanto a RBS, em junho), mas, após protestos da RBS, se eximiu da decisão, no dia seguinte.

Comentários