Empresas de comunicação se mobilizam para ajudar catarinenses

O número de mortos em decorrência das enchentes subiu para 100 nesta sexta-feira

Os grupos Bandeirantes, RBS e Record se mobilizam para ajudar as vítimas das chuvas dos últimos em Santa Catarina. O número de mortos em decorrência das enchentes subiu para 100 nesta sexta-feira, 28. Segundo o Departamento Estadual de Defesa Civil, 78.707 pessoas tiveram de sair de casa por causa da chuva, sendo 27.410 desabrigados e 51.297 desalojados.


Também com o objetivo de ajudar as famílias catarinenses, a Brasil Telecom inaugurou o "0800 Santa Catarina Urgente". Por meio deste canal, pessoas, empresas e instituições poderão esclarecer dúvidas, fazer doações e se engajar na campanha para amenizar o sofrimento das pessoas envolvidas no drama. O telefone é 0800 482020.


O Grupo Bandeirantes estréia neste domingo, 30, uma campanha nacional para arrecadação de alimentos não-perecíveis. O apresentador que será a referência da campanha será José Luiz Datena, que dá início à mobilização com o programa especial "Santa Catarina Urgente" às 16h, pela TV Bandeirantes, para todo o Brasil. Em Porto Alegre , a arrecadação e o armazenamento dos alimentos doados serão feitos, a partir deste sábado, no prédio da Band (Rua Delfino Riet, 183, Morro Santo Antônio), todos os dias, das 9h às 18h. As rádios Band AM 640, BandNews FM 99,3 e Ipanema FM 94,9, mais a TV Bandeirantes e os sites da Band (www.bandrs.com.br) e da Ipanema (www.ipanema.com.br) também iniciam uma grande cobertura jornalística da campanha. Programas de esporte e jornalismo registrarão o fluxo de doações, com entradas ao vivo da reportagem, ao mesmo tempo em que a situação do estado vizinho continua sendo informada.


Em solidariedade às vítimas da chuva em Santa Catarina , o Grupo Record também colocou no ar, na última quarta-feira, 26, o SOS Santa Catarina. A campanha serve para arrecadação de roupas, alimentos não-perecíveis, fraldas descartáveis e leite em pó às vitimas da enchente. O apelo está sendo feito por personalidades do Correio do Povo, Rádio Guaíba e da Record RS, no canal 2. Na mensagem, a comunidade é convidada a entregar suas doações na sede do jornal Correio do Povo, localizada na Rua Caldas Jr., 219. O envio dos itens à Defesa Civil de Santa Catarina já está acontecendo. Vários caminhões deixaram o Rio Grande do Sul esta semana com destino às áreas mais castigadas. Segundo dados da Defesa Civil catarinense, o número de desabrigados ultrapassa os 78 mil. Há registro de 99 mortes e 19 desaparecimentos.


Nesta sexta-feira, a RBS lançou a campanha "Solidários por Santa Catarina". Os comerciais, que têm a participação de comunicadores da RBS e de personalidades como o presidente da Fiergs, Paulo Tigre, a presidente-executiva da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Johannpeter, e o ex-goleiro da Seleção Brasileira Taffarel incentivam as doações e orientam sobre a melhor maneira de encaminhá-las a Santa Catarina. No sábado, 29, os jornais do Grupo RBS também iniciam a publicação de um anúncio com as instruções sobre a entrega das doações. O site clicRBS também repassa instruções. Em Santa Catarina , o Grupo RBS está no ar com a mesma campanha, porém com a chamada "Santa Catarina Solidária".

Comentários