ENCONTRO DA ANJ DEBATERÁ INFORMAÇÃO x PRIVACIDADE

Até que ponto o direito da sociedade à informação pode interferir na privacidade das pessoas? Essa é a questão proposta pelo II Encontro Regional …

Até que ponto o direito da sociedade à informação pode interferir na privacidade das pessoas? Essa é a questão proposta pelo II Encontro Regional sobre Liberdade de Imprensa, que a ANJ (Associação Nacional de Jornais) realiza na próxima segunda-feira, em Fortaleza, com o apoio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O evento faz parte de uma série de encontros regionais para marcar o lançamento da Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa, criada com o objetivo de monitorar e denunciar os casos de atentado à liberdade de imprensa no País.
Por meio do site www.liberdadedeimprensa.org.br, que já está em funcionamento, a Rede apura e divulga casos, além de dar acesso a diversos conteúdos relacionados ao tema, como legislação e a relação das organizações que lutam pela liberdade de imprensa em todo o mundo. Estão relacionados 171 casos levantados pela ANJ desde 1987, quando a entidade criou seu Programa de Defesa da Liberdade de Imprensa. O Programa divulga relatórios anuais sobre a liberdade de imprensa no Brasil, o que, a partir de agora, será feito pela Rede com o apoio da Unesco.
O evento será aberto pelo presidente da ANJ, Nelson Sirotsky, e pela coordenadora de Comunicação e Informação da Unesco, Maria Inês Bastos. Haverá palestra do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Cesar Asfor Rocha, sobre o tema ?Direito à Informação x Privacidade?. Como debatedores, participarão o procurador-geral de Justiça da Bahia, Achiles de Jesus Siquara Filho, a diretora da sucursal de O Globo em Brasília, Helena Chagas, o diretor-editor do Diário do Nordeste, Ildefonso Rodrigues, e o editor-sênior de O Povo, Valdemar Menezes.

Comentários