Encontro, marcado para junho, foca no combate às fake news

Painel promovido pelo Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação acontecerá na Fabico

Simas, Ilza Maria e Ademir - Reprodução/Sindjors

O Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) realizará, em 4 de junho, a partir das 18h30, um painel com foco no combate às fake news. O evento acontecerá no auditório da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), da Ufrgs, em Porto Alegre.

Na ocasião, haverá exposições de painelistas, cujos nomes estão sendo confirmados, além de debate com os participantes. Os objetivos são conhecer, entender e enfrentar as notícias falsas. O evento, que já conta com o apoio da vice-diretora da Fabico, professora Ilza Maria Tourinho Girardi, será destinado, preferencialmente, a estudantes e comunicadores e está sendo promovido em parceria com entidades sindicais e organizações sociais, como o Movimento 3D - Democracia, Diálogo e Diversidade.

Secretário de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT-RS), Ademir Wiederkehr, que integra a coordenação do Comitê Gaúcho do FNDC, acredita que é necessário combater a fabricação e a circulação impune de notícias falsas. "Elas são responsáveis em grande parte pelo clima de ódio, intolerância e desrespeito na sociedade, além de terem virado poderosas ferramentas de disputa política e eleitoral", destaca.

Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, Milton Simas Júnior, que também faz parte da coordenação do Comitê Gaúcho do FNDC, o desejo é debater o tema e buscar alternativas para coibir tal prática. "Quando um presidente se destaca sendo o grande disseminador de desinformação é porque algo está errado e assim não vamos chegar a lugar nenhum", explica.

Comments