Entender a nova classe C ainda é desafio para marcas

Com palestra bem-humorada, chief creative officer da Publicis Brasil encerrou o MaxiMídia

Entender o simples que faz a diferença na decisão do consumidor é uma das mensagens deixadas por Hugo Rodrigues, CCO - chief creative officer da Publicis Brasil, ao encerrar o primeiro MaxiMídia Porto Alegre. No evento no Grupo Meio&Mensagem, realizado no Teatro do Bourbon Country, ele ministrou a palestra 'Consumidor: esse desconhecido'. Com tom bem-humorado, arrancou risos de uma plateia de aproximadamente 200 pessoas ao distinguir os consumidores para os quais muitas marcas querem criar daqueles para quem se deve criar, quando se deseja liderar no mercado brasileiro.
Dados que demonstram a participação feminina (45%) na renda familiar dos brasileiros e a influência das mulheres (70%) nas decisões em família foram usados pelo palestrante para defender que o consumidor mudou e tem outra visão sobre a vida. "Essa mulher é diferente daquela que vocês conheciam. Ela não quer helicóptero, casa em Angra. Quer viver bem, ser feliz", enfatizou.
Hugo lembrou que tomou conhecimento sobre o cantor de funk Naldo em 2012 e ofereceu a todos os seus clientes, mas todos negaram proposta. "Ainda se têm medo de atrelar marcas a um cantor como Naldo", afirmou. Ao exibir um vídeo em que o cantor, acompanhado do ator Will Smith, é ovacionado por milhares de pessoas na sacada de um edifício, provocou: "Vocês enxergam o consumidor dos seus clientes aqui?", referindo-se à massa que aplaudia e cantava junto com o artista.
O criativo também lembrou o filme da Mercedes-Benz, que apostou no funk ? Ah, lelek, lek? como trilha sonora. "Cada vez mais, o consumidor brasileiro tem gosto de classe A e origem de classe C. Ou você entende esse consumidor ou não vai ser líder brasileiro", finalizou.
Leia também em Coletiva.net:
Impactos do digital na indústria da Comunicação pautam MaxiMídia
Marcas precisam falar de forma verdadeira, defende CEO do Gad
Maximídia debate os desafios do mercado da propaganda

Comentários