Exposição com relíquias da Legalidade vai até o dia 18

Documentos originais, fotografias e materiais de propaganda política compõem a mostra

Vai até 18 de novembro o prazo para visitar a exposição "O último levante dos gaúchos - Os 50 Anos do Movimento da Legalidade (1961-2011): Acervos da Secretaria da Cultura", que está no Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro 1020, primeiro andar). A promoção integra as comemorações do Governo do Estado para assinalar a data, com exibição de acervos relacionados ao episódio: documentos originais, fotografias, materiais de propaganda política, além de periódicos de grande circulação na época. Visitas guiadas, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, podem ser agendadas através do fone (51) 32270883 ou e-mail [email protected].
A exposição é uma parceria do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa e do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, instituições vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura. O museu apresenta exemplares do jornal Última Hora, diário de grande circulação nos anos 60; fotografias da Assessoria de Imprensa do Palácio Piratini na gestão Brizola; e materiais de publicidade e propaganda, como a "vassourinha" da campanha do ex-presidente Jânio Quadros. O Arquivo Histórico exibe documentos originais relacionados ao episódio, incluindo a ficha do Dops com dados de Jango e de Brizola.
Os materiais estão reunidos sob os seguintes temas: as manifestações populares, a resistência e fortificação, comunicação e estratégias políticas. A comissão curadora, composta por pesquisadores das duas instituições, privilegia peças que contextualizam o fato histórico, além da compreensão do cenário político contemporâneo.

Comentários