Facebook projeta ferramenta para checagem de fake news de imagem

Processo apurará conteúdo de fotos e vídeos

O Facebook tem se movimentado para evitar a disseminação de notícias falsas que circulam pela rede. Com a ferramenta já existente, a qual permite denunciar fake news, no Brasil, por exemplo, algumas páginas foram banidas como a 'Revoltados Online' e a 'InfoWars'. A plataforma busca, agora, acabar com a propagação de vídeos e fotos que tenham este teor.

A novidade faz parte de um projeto de aprendizado de máquina e, em um primeiro momento, 17 países poderão relatar os conteúdos nestes formatos. Para o aprimoramento da ferramenta, que funcionará por meio de um sistema de inteligência artificial, as denúncias realizadas pelos usuários da rede social serão importantes, como destacou a gerente de produto do Facebook, Antonia Woodford: "À medida que recebemos mais avaliações de verificadores de fatos em fotos e vídeos, poderemos melhorar a precisão de nosso modelo de aprendizado de máquina".

Ainda de acordo com Antonia, o método utilizado é o 'óptico de caracteres', que conseguem identificar texto das imagens e comparar com artigos de verificadores de fatos. "Também estamos trabalhando em novas formas de detectar se uma foto ou vídeo foi manipulado ", completou.

Comments