Feevale oferece curso sobre dispositivos de comunicação digital

A capacitação apresentará particularidades estéticas e narrativas de conteúdos produzidos para as mídias inovadoras

Entre os dias 1º e 4 de fevereiro, a Universidade Feevale promoverá o curso "Criatividade em Realidade Virtual e Aumentada: Reflexões e Práticas com dispositivos de Comunicação Digital Emergentes". A capacitação será realizada no campus II da instituição (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo), das 18h30 às 22h30, e as inscrições poderão ser efetuadas até o dia 30, pelo site www.feevale.br/cursosdeverao.
O curso é voltado para mestrandos em Indústria Criativa, Diversidade Cultural e Inclusão Social, Processos e Manifestações Culturais, estudantes de Publicidade e Propaganda, Marketing, Jornalismo, Relações Públicas, Jogos Digitais, Computação, Design e Artes Visuais, além de pós-graduandos, empresários e profissionais interessados em acompanhar os avanços das mídias e interfaces tecnológicas. O objetivo da capacitação é aproximar os participantes do uso de dispositivos de comunicação digital emergentes, como Oculus Rift, Google Cardboard, vídeo 360º, Caverna Digital e projeções.
Durante o workshop, serão demonstradas e apresentadas as particularidades estéticas e narrativas dos conteúdos produzidos para essas mídias inovadoras, analisando as ações de sucesso em realidade virtual ou aumentada, para instigar o lado criativo dos participantes.
O curso será ministrado pelo professor convidado no mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale, Eduardo Zilles Borba. Eduardo é graduado em Jornalismo pela Unisinos, tem pós-graduação em Publicidade pela ESPM, é doutor e mestre em Ciências da Computação pela Universidade Fernando Pessoa, de Portugal, e pesquisador e pós-doutor na Universidade de São Paulo (USP). Possui 16 anos de experiência multidisciplinar em Comunicação no Brasil, Ásia e Europa em agências, redações e centros de pesquisa, com trabalhos para Audi, Mitsubishi, Skoda, Bosch, Livros LabCom e Grupo Sinos.
Veja o programa da capacitação:
- Psicotecnologias: as mídias como extensões da realidade e do humano;
- Revolução eletrônica, digital e pós-digital;
- Criatividade em realidade virtual (conceitos, estéticas, atualidades, estudos de caso, branding);
- Criatividade em realidade aumentada (conceitos, estéticas, atualidades, estudos de caso, branding);
- Tele-presença e imersão ("eu-avatar", conteúdos 360º);
- Interfaces Multissensoriais (do clique ao gesto);
- Design, Interatividade, Games e 3D;
- Práticas com dispositivos de comunicação digital emergentes (Oculus Rift, Google Cardboard e outros);
- Reflexões sobre a simbiose humano-máquina e o futuro das mídias;
- Exercício: criando uma ação de comunicação com RV e/ou RA.

Comentários