Fenaj prepara atividades do Congresso Nacional dos Jornalistas

Maceió irá sediar a 36ª edição do evento entre 2 e 6 de abril

O 36º Congresso Nacional dos Jornalistas, programado para o período entre 2 e 6 de abril, no Centro de Convenções de Maceió, contará com palestras, rodas de conversa e oficinas. A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas também programaram dois eventos paralelos: o I Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (I Enjira) e uma reunião ampliada da Comissão da Verdade dos Jornalistas, com as comissões estaduais instituídas pelos sindicatos.
Seis painéis estão programados para o Congresso, seguido de debates sobre afirmação e confirmação da mediação jornalística; jornalismo em crise ou a crise do mau jornalismo; jornalismo novo ou novas plataformas; defesa do trabalho, defesa da democracia; regular para democratizar; e o jornalismo e a democracia contemporânea. Também haverá quatro rodas de conversa, abordando ética jornalística e democracia; o poder feminino nas redações; novas diretrizes curriculares e estágio em jornalismo; e jornalismo científico no Brasil.
As oficinas, num total de seis, tratarão de Qualidade da imagem e o imediatismo da notícia; Apuração e texto final no webjornalismo; Os limites da lei na cobertura eleitoral; Jornalismo no rádio; Assessoria de imprensa e redes sociais; e Jornalismo esportivo (abordando a logística de um repórter na cobertura da Copa do Mundo). Entre os palestrantes convidados estão: o ministro do Esporte e jornalista Aldo Rebelo; o sociólogo Dominique Wolton; e o repórter-fotográfico da Folha de S.Paulo Juca Varela.
Imagem

Comentários