FENAJ PROPÕE MUDANÇAS NO TEXTO DO CFJ

A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) divulgou ontem a íntegra do documento que vai encaminhar ao relator do projeto do Conselho Federal de Jornalismo …

A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) divulgou ontem a íntegra do documento que vai encaminhar ao relator do projeto do Conselho Federal de Jornalismo na Câmara, deputado Nelson Proença (PPS/RS). O objetivo é contribuir para a elaboração de um substitutivo do texto. O documento reúne sugestões recolhidas pela entidade nos últimos três meses e aprovadas pelo Conselho de Representantes, em 13 de novembro.
Entre as alterações, o novo texto destaca a proposta de que o CFJ seja totalmente desvinculado do poder estatal, constituindo-se como um serviço público não-governamental, assim como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Outras mudanças: desde a primeira, todas as diretorias do CFJ e dos Conselhos Regionais serão eleitas pelo voto direto e universal de todos os jornalistas e explicita as normas éticas que irão orientar o exercício profissional dos jornalistas, incorporando o Código de Ética já em vigor.
Para reafirmar o propósito do projeto em defender a regulamentação, a fiscalização do exercício profissional e zelar pelo cumprimento da ética jornalística, propõe também a alteração da denominação Conselho Federal de Jornalismo para Conselho Federal dos Jornalistas. Leia o documento no endereço www.sjsc.org.br/b_fenaj/projeto_cfj.htm.

Comentários