Festival de Cinema de Gramado acelera ritmo de trabalho para 47ª edição

Faltando pouco mais de dois meses para o início, equipes ajustam os detalhes para produzir o evento

Próxima edição do evento acontece em agosto - Edison Vara/Pressphoto

A equipe da 47ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que acontece entre 16 e 24 de agosto, intensificou o ritmo de trabalho. A diretora de eventos da Gramadotur, Iara Sartori, que responde pela direção-geral dos eventos da autarquia, lembra que neste ano aconteceram situações tristes e atípicas. "A morte da nossa curadora argentina Eva Piwowarski e, agora, o acidente com Rubens Ewald [Filho], tudo nos impactou muito. Mas o festival é forte e estamos em movimento o ano inteiro", explica.

De acordo com Iara, o Festival está trabalhando com uma equipe enxuta, mas que tem muita experiência e conhecimento. "Nosso desafio é conseguir realizar um evento com a grandeza que Gramado merece e com a economia que o momento exige", destaca. O gerente de eventos da Gramadotur, Diego Scariot, também faz um balanço positivo. "Estamos com o festival bem organizado. Tanto a produção quanto as licitações e o conteúdo seguem o cronograma planejado e alguns estão até adiantados. Ao todo, o evento mobiliza mais de 300 pessoas trabalhando diretamente entre Gramadotur, produção contratada, comunicação e produção. Estamos sempre em busca de aprimorar o evento", conta.

Scariot afirma que um dos objetivos deste ano é avançar com o Gramado Film Market que, de acordo com ele, tem se mostrado um acerto desde sua primeira edição, há dois anos. "Pela primeira vez, vamos ter uma mostra competitiva de longas gaúchos com premiação em dinheiro, iniciativa que vem atender a uma demanda dos realizadores", avalia.

Neste ano, os projetos da campanha visual e a cenografia do evento remetem à evolução e à caminhada do Festival rumo à sua 50ª edição.  A arquiteta Daniela Corso, da agência Nowhere, que assina o projeto cenográfico ao lado da arquiteta Kelen Tomazelli, da Pop Studio, destaca que o foco é a velocidade. "É marcante a presença de linhas de luz, que simulam o movimento, além de imagens também em movimento na arquitetura", conta Daniela.

O diretor de Criação da agência Gemelo, responsável pela campanha visual, Gustavo Melo, define a identidade da 47ª edição como um manifesto para o futuro. "O arrojo das sobreposições e linhas confere aspecto moderno, enquanto os tons monocromáticos sugerem a ideia do atemporal", explica. O cerimonial será com os apresentadores Marla Martins, Renata Boldrini e Roger Lerina. Para a noite de premiação, o evento contará com o ator Marcelo Argenta como convidado especial.

A assessoria de imprensa do evento, mais uma vez, fica sob os cuidados da Pauta - Conexão & Conteúdo, que responde pela divulgação, produção de conteúdo e pelo credenciamento. Na área das imagens, o fotógrafo Edison Vara, da Agência Pressphoto, destaca que o site que disponibiliza as fotos do evento foi aprimorado. Segundo ele, ambas as versões da plataforma, tanto para computador quanto para celular, estão mais ágeis.

Em 9 de julho, os filmes selecionados para as Mostras Competitivas e os primeiros homenageados desta edição do Festival de Cinema de Gramado serão anunciados. O evento, que será destinado para a imprensa e autoridades, acontece na Cinemateca Capitólio, às 10h, em Porto Alegre.

Comments