FNDC PARTICIPA DE DISCUSSÕES NACIONAIS

Na última terça-feira, o FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação) participou da primeira reunião do Comitê Consultivo do Sistema Brasileiro de TV Digital, …

Na última terça-feira, o FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação) participou da primeira reunião do Comitê Consultivo do Sistema Brasileiro de TV Digital, em Brasília. Estavam presentes Bráulio Ribeiro, da coordenação-executiva do fórum, o ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, o secretário de Serviços de Telecomunicações do Minicom, Antônio Mauro Barbosa de Oliveira, o superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Ara Apkar Minassian, Daniel Herz, pela Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), e o jornalista Alexandre Kieling, da TV Unisinos, pela ABTU (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura). Segundo Ribeiro, "a participação da sociedade civil na reunião imprimiu outro enfoque ao debate sobre o tema, que nos últimos meses vinha sendo travado apenas pela mídia". Mais informações sobre o sistema digital brasileiro no site sbtvd.cpqd.com.br.
O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Carlos Lessa, também recebeu o FNDC, no mesmo dia, em audiência na sede da instituição, no Rio de Janeiro. Durante cerca de uma hora, Márcio Câmara Leal, representando a coordenação-executiva do fórum, e Geraldo Pereira dos Santos, membro do conselho-fiscal, conversaram sobre a proposta da estatal em conceder recursos da ordem de R$ 2,5 bilhões para empresas privadas de comunicação. O fórum entregou uma contraproposta. Conforme Leal, Lessa afirmou que o BNDES vem respeitando várias das contrapartidas solicitadas, principalmente na forma da condução do debate e na transparência de posicionamentos sobre o assunto. O FNDC articulou uma mobilização nacional questionando a existência de uma crise da mídia e reivindicando critérios transparentes e negociação pública para qualquer linha de crédito destinada a conceder recursos públicos.

Comentários