Gad" Lippincott mapeia atuação de marcas

Estudo global BrandView avaliou a relação do consumidor com as marcas em seis mercados

Pelo segundo ano consecutivo, o GAD' Lippincott lança no Brasil o BrandView, um estudo global que mapeia a atuação das marcas em relação aos seus consumidores. O levantamento utiliza três métricas diferentes: poder da história e poder da experiência; autenticidade e vitalidade, e momento da marca. Com isso, consegue comparar companhias de diferentes segmentos com o mesmo critério. As cinco marcas com melhor desempenho em História & Experiência, conforme o BrandView, são Apple, Disney, Google, Amazon e Nike. No Brasil, as 'Top Legends', pela ordem de importância, são Apple, Natura, Gillete, Brastemp, Omo, Hyunday, Samsung, O Boticário, Tigre e Sadia - das 10, cinco são nacionais. Já as marcas com maior recomendação no cenário nacional foram Apple, Colgate e Nike.
Os resultados foram alcançados a partir de uma abordagem com cerca de 60 mil consumidores, sendo 6 mil brasileiros. Foram analisadas aproximadamente 1.200 marcas, 218 delas com atuação em território nacional - e mais de 100 genuinamente brasileiras. Segundo o Gad1, o levantamento apresenta ao mercado uma avaliação capaz de medir a efetividade das marcas em seus segmentos, gerando diretrizes sobre como e onde buscar melhorias em estratégias de branding. "Por meio da análise dos poderes das histórias e experiências das marcas, é possível identificar onde a performance tem sido boa ou ruim, nas diversas dimensões estratégicas, em relação aos concorrentes e aos líderes globais', diz Luciano Deos, CEO e fundador do GAD'.
A pesquisa baseou-se na força da experimentação dos usuários da marca e na capacidade de contar histórias para o mercado em geral. A partir daí, as marcas foram classificadas como 'mestre em experiência', 'lenda', 'storyteller' e 'unattached'. Comparando autenticidade e vitalidade, o estudo mostra se a marca tem transparência e confiabilidade no mercado hiperconectado e se suas mensagens conseguem ser notadas em meio ao turbilhão de comunicações que os consumidores recebem diariamente. Ainda retrata o momento da marca: se seus dias já foram melhores, está envelhecendo ou desponta como uma companhia do futuro.
Para conhecer parte da pesquisa, clique aqui.
Imagem

Comentários