GASÔMETRO É REFERÊNCIA PARA A IMPRENSA

Agências internacionais, como Reuters, Associated Press e Efe, e órgãos governamentais, entre eles a assessoria de imprensa do Governo Federal e a Procempa, têm …

Agências internacionais, como Reuters, Associated Press e Efe, e órgãos governamentais, entre eles a assessoria de imprensa do Governo Federal e a Procempa, têm espaços exclusivos na Usina do Gasômetro, onde está instalada a central de imprensa do V Fórum Social Mundial (FSM). Nesta manhã, já era intensa a movimentação de profissionais no local, retirando as credenciais e realizando a cobertura dos primeiros eventos programados. O I Fórum Mundial de Informação e Comunicação, no entanto, atraiu menos interessados do que o previsto. Cerca de 150 pessoas ocuparam um pavilhão para 500 lugares no Cais do Porto, local deste evento.
Profissionais de comunicação de 69 países se inscreveram para a cobertura do FSM e, com suas credenciais, têm passe livre para assistir a debates e palestras e utilizar a estrutura disponibilizada. Há uma ampla sala de imprensa, equipada com 120 computadores ligados à internet e 27 pontos para laptop, além de uma sala de operações para cobertura compartilhada, equipada com 30 computadores. Para as emissoras estão disponibilizados dois estúdios, para atuação de rádios comunitárias, e sete cabines de rádio e quatro estúdios de TV para uso compartilhado. No total, estão inscritos mais de 5.500 profissionais, entre trabalhadores de veículos e free-lancers.
A maior estrutura montada é a da Radiobrás, que trouxe de Brasília quatro unidades móveis para transmissão ao vivo e três dezenas de técnicos. Muitos deles estão envolvidos com a primeira transmissão experimental do sinal da TV Brasil, canal internacional brasileiro que será operado pela TV Câmara, TV Senado, TV Justiça e Radiobrás.

Comentários