Google confirma compra do YouTube

A empresa pagou US$ 1,65 bi pelo site de vídeos

O Google confirmou ontem a compra do site YouTube por US$ 1,65 bi em ações, segundo informou a agência de notícias Reuters. Por enquanto, a empresa adquirida, especializada no compartilhamento de vídeos, deve operar como uma unidade independente, mantendo sua marca, escritórios e funcionários. O anúncio já era esperado pelo mercado desde a semana passada e une o maior site de buscas do mundo ao mais recente fenômeno virtual.


Com a aquisição, especula-se que o Google já procure alguma maneira de adquirir renda através do YouTube, como já fez com o site de relacionamentos Orkut. Durante a Copa do Mundo, a empresa acertou uma parceria com a Nike e criou, com a tecnologia da rede, uma comunidade para os aficionados por futebol, o "jogabonito.com".


O YouTube foi fundado em 2005 por ex-funcionários do eBay, Stece Chen e Chad Hurley, e em pouco tempo conquistou mais de 1,1 milhão de consultas diárias. Recebe mais de 65 mil vídeos de internautas por dia e tem mais de 100 milhões assistidos diariamente. Apesar de sua popularidade, a empresa é pequena - possui cerca de 40 funcionários - e vem enfrentando diversas restrições ao material veiculado; aproximadamente 90% do seu conteúdo violam as leis de direitos autorais, segundo publicações internacionais.

Comentários