Governo brasileiro é denunciado por desrespeito à liberdade de expressão

Documento elaborado pela Abraji, Fitert e ONG Artigo 19 aponta violações contra profissionais da imprensa

A edição desta semana do Tambor da Aldeia, boletim informativo do Departamento de Direitos Humanos da ARI (Associação Riograndense de Imprensa), destaca a denúncia feita contra o governo brasileiro por desrespeito à liberdade de expressão. A queixa foi encaminhada para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA) pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), pela Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão (Fitert) e pela ONG Artigo 19.
O documento registra 91 violações contra profissionais de imprensa, incluindo 18 assassinatos de jornalistas, radialistas, blogueiros e chargistas desde 2012. Cita também casos de sequestro, tentativa e ameaça de homicídio contra profissionais de comunicação. O dossiê apresenta sete recomendações ao governo, como estender o Sistema Nacional de Proteção aos jornalistas ameaçados pelo exercício da liberdade de expressão.
O Tambor da Aldeia apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão, com pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero. Com o mesmo fim, a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) veicula aos sábados, pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre, o programa Conversa de Jornalista. Para denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão, a entidade disponibiliza o correio eletrônico [email protected].

Comentários