Governo quer aproximar estudantes do seu cotidiano

Projeto é voltado a alunos de Comunicação Social e permite acesso a atividades e agentes públicos

Com o objetivo de aproximar estudantes de Comunicação do seu cotidiano, o Governo estadual lança a primeira edição do projeto Redação In Loco, iniciativa da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom), em parceria com secretarias e órgãos do Estado. O primeiro tema a ser abordado será o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e a ideia é possibilitar que um grupo de alunos tenha acesso a atividades públicas e aos agentes, para a produção de conteúdo em uma redação montada no local. O Ciosp, que recebe chamadas de emergência pelo telefone 190 e despacha viaturas para atendimento em Porto Alegre, abrirá suas portas para os acadêmicos nos dias 7 e 17 de junho.
Para a titular da Secom, Vera Spolidoro, o projeto proporciona aos estudantes uma visão realista da atividade pública. "Os futuros jornalistas terão a possibilidade de conhecer a estrutura dos serviços públicos e ainda interagir com os agentes. Vão adquirir conhecimento e realizar atividades jornalísticas, resultado do trabalho de pesquisa e das entrevistas realizadas para o projeto", garante. O secretário da SSP, Airton Michels - primeiro a realizar a parceria -, ressalta a importância do projeto. "Os alunos poderão ter outro olhar sobre os serviços da segurança pública, além daquele que muitas notícias proporcionam", afirma.
Serão oferecidas 12 vagas por data e os interessados devem ter noções básicas de redação jornalística. As fotos, textos, vídeos e áudio serão editados pela equipe de profissionais da Secom e publicados em seu site e o da secretaria que estiver recebendo o projeto. No final do encontro, os estudantes recebem certificado de participação, com validade de quatro horas complementares. As inscrições devem ser feitas pelo email [email protected].

Comentários