Grandes&Líderes reuniu cerca de 400 convidados

Evento da Amanhã contou com André Gerdau Johannpeter, Pedro Passos e Heitor Müller como painelistas

Cerca de 400 convidados, representantes empresariais do Sul, participaram do evento Grandes & Líderes do Estado, promovido pela Revista Amanhã, nesta quarta-feira, 5, na sede da Fiergs. Além das cem maiores organização do Rio Grande do Sul, foram destacadas as líderes em indicadores como patrimônio, lucro e rentabilidade, e também premiadas as representantes gaúchas que estão à frente em seus setores na Região Sul. O evento teve como painelistas Pedro Passos, co-presidente da Natura, o CEO da Gerdau, André Gerdau Johannpeter, e o presidente da Fiergs, Heitor Muller.
Conforme o diretor-presidente da Amanhã, Jorge Polydoro, mais do que apont.ar o movimento de cada empresa, o Grandes & Líderes serve como monitor setorial e regional de mercado. "Não por acaso, a edição é tradicionalmente a mais vendida do ano. O ranking com as 500 maiores empresas do Sul consolida-se cada vez mais como referência de mercado". Por esse motivo, segundo ele, a edição ganhou novamente uma versão resumida em inglês, para atender investidores e analistas internacionais que estão de olho no mercado brasileiro e da região.
A análise, feita há 21 anos em parceria com a PwC, parte exclusivamente de balanços e, desde o primeiro número, foi criado um indicador exclusivo para aferir a força das empresas, o Valor Ponderado de Grandeza (VPG), que combina patrimônio (50%), receita (40%) e lucro (10%). "Com a análise de mais de mil balanços, conseguimos mapear a economia da região, identificar os altos e baixos setoriais e perceber tendências de mercado", aponta Carlos Biedermann, sócio da PwC.
Além de evidenciar a imponência da Gerdau nos principais critérios do ranking, que a destacaram em primeiro lugar, o especial Grandes & Líderes indicou a excelência de outras corporações. A Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), que administra três usinas termelétricas no Estado, registrou o maior crescimento de receita entre as empresas gaúchas, 177%. O ano também foi positivo para a Yara Brasil Fertilizantes, que contabilizou a maior rentabilidade sobre a receita; e para o Terra Networks Brasil, com a maior rentabilidade sobre o patrimônio. O Banrisul celebra o maior capital de giro do ranking e a Pruserviços Participações S/A, foi a campeã em liquidez do Estado. Outro destaque ficou por conta da Sociedade Educação e Caridade, do Colégio Nossa Senhora da Glória, de Porto Alegre, com o menor nível de endividamento.
Imagem

Comentários