Grupo RBS detalha números do Índice de Desenvolvimento Estadual

Segunda edição do iRS será divulgada em dois eventos nesta quinta-feira

Os números da segunda edição do Índice de Desenvolvimento Estadual (iRS), elaborado em parceria entre Zero Hora e Faculdade de Administração (Face) da PUC, serão detalhados em dois eventos nesta quinta-feira, 18: o primeiro para convidados na sede do Grupo RBS e o segundo para leitores, no StudioClio. No dia seguinte, os dados, incluindo comparativos de 2005 a 2013, serão detalhados nas edições impressa e online de ZH e nos demais veículos da RBS.
Com o objetivo de contribuir para o debate sobre os rumos do Estado, o estudo mede o desempenho do Rio Grande do Sul em comparação com os demais estados brasileiros e o Distrito Federal em três dimensões: padrão de vida, educação e, reunidos, longevidade e segurança. Com foco na vida real e de formato simplificado, o índice tem o mesmo referencial teórico do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) - lançado em 1990 como contraponto a medidores que até então levavam em conta apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. A exemplo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o foco é nas pessoas, não nas instituições ou no poder público.
O evento "Com a Palavra" acontecerá a partir das 19h30, no StudioClio (Rua José do Patrocínio, 698). Com o tema "A qualidade da Educação e os efeitos sobre o desenvolvimento econômico", o debate terá a participação de Ely José de Mattos, economista e professor (PUC), um dos responsáveis pelo índice, e do professor Fernando Becker, doutor em Educação (Ufrgs).  A mediação será da jornalista e colunista de Economia de ZH, Marta Sfredo. Os interessados enviar o nome para o e-mail [email protected]. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3218-4399.

Comentários