Grupo RBS faz campanha para reafirmar compromisso com o Jornalismo

Premissas fazem parte do projeto "Informar é Transformar", que será lançado ao público externo amanhã

Campanha ?Informar para Transformar? |Crédito: Divulgação
Para reafirmar seu compromisso com o jornalismo, por meio de estratégias de comunicação que visam a orientar seu posicionamento empresarial frente ao mercado, o Grupo RBS compartilhará o seu mais novo propósito, através da campanha "Informar é Transformar". O lançamento ocorrerá nesta sexta-feira, 13, para o público externo.
Os estudos da campanha tiveram início em setembro ainda com o público interno, com colaboradores e gestores da organização. Uma das premissas, o grupo busca reforçar seu compromisso de levar a leitores, ouvintes, telespectadores e internautas "um conteúdo de relevância e que cause impacto positivo".
"Nós acreditamos que uma sociedade bem informada é capaz de transformar positivamente a realidade. Informar significa oferecer aos cidadãos a oportunidade de fazer escolhas", destaca o presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer.
Criada pela Comunicação do Grupo RBS, em parceria com a agência Morya, responsável pelas campanhas institucionais da empresa, os anúncios da campanha "Informar é Transformar" serão veiculados em jornal, rádio e internet. Para a TV, a diretora-geral de Inovação e Linguagem, Flavia Moraes, e pela equipe do SE7 de Inovação e Linguagem, produziu um filme que ressalta a importância do jornalismo profissional. "O filme pretende trazer emoção e humanidade à atividade jornalística. Queremos mostrar o jornalista, o ser humano por trás da matéria. E reforçar a transformação que cada cobertura é capaz de desencadear", destaca Flavia Moraes. As histórias contadas na ação estão disponíveis em um hotsite (www.informaretransformar.com.br) e, em todas as histórias, o internauta pode interagir, sugerindo pautas e compartilhando informações.
A decisão estratégica é resultado de um processo de debates internos sobre o posicionamento do grupo em meio aos desafios pelos quais o setor está atravessando globalmente. "A notícia é que o futuro do jornal é de longo prazo e, para que exista esse futuro, é necessário investir em jornalismo. E é isso que estamos fazendo", afirma a vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS, Andiara Petterle, que coordena projetos de redefinição da visão e da estratégia de longo prazo.
Até o final deste ano, o Grupo RBS pretende lançar novos produtos e concluir investimentos, com enfoque para o jornalismo e entretenimento nas operações da empresa. Uma das apostas é o projeto Octo, uma plataforma de comunicação com convergência de mídias. Em Zero Hora, o ZH Tablet, um projeto-piloto, visa a ampliar a distribuição de conteúdos pelo meio digital.
Entre as ações, o jornal Diário Catarinense foi reposicionado, com nova marca e a publicação do final de semana passou a ser unificada. Em outras frentes de atuação, a Rádio Farroupilha foi migrada para FM, em um investimento de R$ 2 milhões, a Rádio Gaúcha construiu um novo estúdio e a RBS TV modernizou seus telejornais.
Ficha técnica da campanha institucional:
Campanha - Propósito Grupo RBS
Agência - Morya
Cliente - Grupo RBS
Diretora do filme - Flavia Moraes
CEO - Fábio Bernardi
Diretores de Criação - Fábio Bernardi e Gregório Leal
Direção de Arte - Rodrigo Arriondo
Redação - Rodrigo Silveira, Marlon Abrahão e Fábio Bernardi
Gestora de Atendimento - Andrea Monteiro
Diretora de Mída - Denise Marusiak
Produtor Gráfico Agência - Denise Marusiak
Arte-finalistas Agência - Camila Ilha e David Schell
RTVC - Melissa Bordin
Aprovação Cliente - Vivian Mattuella
Produtoras de filme - SE7 de Inovação e Linguagem e Lumaluma Produtora
Produtoras de áudio - Satélite Áudio Produções
Agência Digital - DZ Estúdio
Agência de Endomarketing - Happy House

Comentários