Grupo RBS muda vice-presidência de Jornais e Mídias Digitais

Eduardo Smith deixa o cargo e Andiara Petterle assume com a missão de ampliar oportunidades de negócios

Andiara Petterle | Crédito: Jorge Rosenberg
O Grupo RBS anunciou esta tarde alterações em sua diretoria executiva. Eduardo Smith deixará a vice-presidência de Jornais e Mídias Digitais, cargo que passará a ser ocupado por Andiara Petterle, atualmente CEO da Predicta - empresa de publicidade e mídia programática do portfólio da e.Bricks, holding de investimentos digitais da RBS. O anúncio foi feito pelo presidente do grupo, Eduardo Sirotsky Melzer, detalhando que, após "decisão conjunta e planejada com a empresa", Smith deixa a posição em 31 de dezembro, encerrando um ciclo de 20 anos. Andiara assume o posto em março de 2015. No período de transição, Eduardo Melzer responderá pela vice-presidência de Jornais. Já o segmento de rádios, que também estava sob a responsabilidade de Smith, terá o comando de Fabiana Marcon, hoje diretora-geral de Rádios.
Andiara terá a missão de valorizar o Jornalismo, considerado a principal atividade da empresa. Isso inclui aperfeiçoar os jornais impressos com melhorias nos produtos e abertura de novas oportunidades de negócios, e desenvolver novas plataformas e linguagens (digital e mobile) para os conteúdos gerados pelos veículos de comunicação do grupo. "A Andiara é uma grande executiva, inovadora, empreendedora, e reúne qualidades fundamentais para impulsionar os nossos produtos e nossa relação com o mercado publicitário, entregar maior valor aos nossos públicos e aproveitar as oportunidades que as novas tecnologias oferecem", disse Duda Melzer.
Como nova vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS, a executiva recebe como desafio o objetivo de promover um Jornalismo "de qualidade cada vez mais útil e relevante aos consumidores e clientes", aproveitando todas as oportunidades trazidas pelas novas tecnologias. "Minha meta", disse ela, "é integrar e reforçar as experiências on e off-line do leitor, enriquecendo e ampliando muito mais sua experiência com o conteúdo e criando novas possibilidades de abordagem com o mercado. A relação de credibilidade com as marcas não muda, mas se amplia nas diversas plataformas". Andiara está se despedindo hoje de seus colegas em São Paulo e entrará em licença maternidade, pois está no oitavo mês de gravidez. Assumirá a nova função em março de 2015.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 30, em comunicado enviado aos colaboradores. Na mensagem, o presidente Duda Melzer também expressou sua gratidão e reconhecimento ao trabalho realizado por Smith. Destacou que o executivo deixou como legados a formação de um time de alta performance, apto a enfrentar os desafios da indústria de comunicação, o desenvolvimento de novas frentes tecnológicas, a implementação das mudanças que marcaram os 50 anos de Zero Hora e a reestruturação dos jornais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, considerando que "a missão está cumprida e que as operações sob a responsabilidade de Smith estão prontas para um novo ciclo a partir de 2015".
Andiara Petterle
A executiva iniciou sua carreira no Rio de Janeiro, onde se formou em Comunicação Social pela PUC e fez mestrado na área, com foco em Antropologia do Consumo. Parte de sua pós-graduação foi realizada na universidade Brown (EUA), no Departamento de Cultura Moderna e Mídia, onde também foi pesquisadora.
Nascida em Alegrete, a executiva contribuiu para a criação de diversas empresas do setor de tecnologia e comunicação, com participação expressiva no crescimento do mercado de internet brasileiro. Com larga experiência em gestão de conteúdo, tanto na área editorial quanto na área de negócios, Andiara trabalhou na primeira empresa de internet do Brasil, produzindo conteúdos para a primeira revista digital brasileira, do buscador Cadê. Em 2000, atuou na TV Globo como coordenadora de jornalismo e produto multimídia em um projeto de conteúdo esportivo. Em 2005, fundou o Bolsa de Mulher, maior grupo de mídia voltado ao público feminino da América Latina.
Ela está no Grupo RBS desde 2011, nos postos de CEO da Predicta e líder das empresas de mídia digital do portfólio da e.Bricks. Também é responsável pelo desenvolvimento da estratégia e integra cinco conselhos de administração de empresas que formam esse portfólio.

Comentários