Grupo RBS vai fechar unidade dedicada ao digital no Tecnopuc

Empresa alega que mudou estratégia e quer maior integração entre as áreas de jornalismo e desenvolvimento

Sessenta dias é o prazo informado pelo Grupo RBS para o encerramento de sua operação no Tecnopuc. A unidade de desenvolvimento de produtos digitais, instalada no local em 2011, deve retornar à sede da organização. Em nota, a empresa justificou a decisão como uma mudança de estratégia, que pretende promover maior integração entre as áreas de jornalismo e desenvolvimento.
A organização afirmou ainda que está focando esforços "na melhoria permanente do produto para o leitor e na busca por excelência no modelo de assinaturas online". "Nosso negócio é o jornalismo e estamos fortalecendo essa frente. A experiência no Tecnopuc foi excelente para gerarmos inovação. Agora é extremamente importante aproximarmos as equipes e levarmos a inovação de volta para dentro da redação", destaca a vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS, Andiara Petterle, em nota.
A mudança de perfil, valorizando inovação e tecnologia, foi uma das justificativas apresentadas para a realização de 130 demissões na área de jornais, em agosto passado. À época, o presidente do grupo, Eduardo Sirotsky Melzer, enfatizou os investimentos no segmento digital, com contratações na unidade do Tecnopuc, cuja previsão era encerrar o ano com uma equipe de 100 profissionais. Agora, a empresa evita comentar o tamanho da equipe atuante no local. Conforme o site Baguete, especializado no mercado de Tecnologia da Informação, nas últimas semanas, cerca de 25 profissionais da unidade teriam sido demitidos.
O fim da operação no Tecnopuc também coincide com a chegada da Globo.com, que irá instalar no parque tecnológico uma equipe de tecnologia, com foco no desenvolvimento das plataformas de publicação, vídeo e dados. O local deve ser entregue à Globo.com em junho, conforme noticiado por Coletiva.net.
Também chama atenção o fato de que os investimentos em mídias digitais ainda dão prejuízo ao conglomerado, como demonstraram os balanços financeiros publicados em Zero Hora pelas empresas da RBS, no último mês. A holding RBS Mídia, Digital e Participações - que reúne as operações de jornais, eventos e mídia digitais - registrou perda de R$ 10,4 milhões. No consolidado da RBS Mídias, Digital e Participações S.A. e da RBS TV Comunicações S.A., no entanto, o saldo foi positivo, com um lucro líquido de R$ 102,4 milhões.

Comentários