IMPRENSA DA CAPITAL DÁ POUCA ATENÇÃO À ELEIÇÃO

Os candidatos a prefeito em Porto Alegre se queixam da cobertura dada pela mídia a suas movimentações. O espaço no jornalismo em rádio e …

Os candidatos a prefeito em Porto Alegre se queixam da cobertura dada pela mídia a suas movimentações. O espaço no jornalismo em rádio e televisão é quase nulo, devido às limitações impostas pela legislação eleitoral. Já nos jornais, Zero Hora e Jornal do Comércio são os únicos que têm dado alguma atenção ao assunto, embora ZH esteja dando espaço bem menor quando comparado a campanhas anteriores. Ali, a exceção é "Página 10", a coluna assinada por Rosane de Oliveira, que traz várias informações sobre as candidaturas. Correio do Povo e O Sul limitam-se hoje a dar apenas a agenda dos candidatos, sem dedicar nenhuma linha em seus noticiários. Já o Diário Gaúcho tem apenas uma coluna que publica três vezes por semana, com o título "Zé do Voto", trazendo orientações genéricas ao eleitor.
No caso do Correio, o editor de Política, Armando Burd, informou que o jornal evita fazer uma "cobertura burocrática", já que a editoria dispõe de apenas uma das 32 páginas da edição de hoje. "Temos que fazer uma seleção criteriosa, e não vamos noticiar que alguém está apertando mãos ou beijando eleitores", disse Burd, acrescentando que possivelmente a partir da semana que vem o diário passará a fazer um acompanhamento da rotina dos principais candidatos, até porque passará a ter mais um repórter , que se somará aos outros quatro que hoje cobrem o setor. Nesta sexta-feira, em sua coluna "Panorama Político", Burd dedica três das 19 notas à eleição municipal.
"O Sul" traz hoje, além da agenda dos candidatos, alguma referência à eleição municipal na coluna "Política Estadual e Municipal", assinada por uma certa Agência Clésio.Net. Tem ali duas notas, uma sobre o candidato Beto Albuquerque e outra sobre o ex-prefeito Raul Pont, que dá título à coluna: "Unimed não poupa elogios a Pont".

Comentários