Incentivo à leitura motiva evento do Clube de Editores

Atividades serão realizadas durante a primeira semana de julho, no Mercado Público

Ações de incentivo à leitura e oficinas abertas ao público irão movimentar a Praça de Eventos do Mercado Público na próxima semana. De segunda-feira, 2 de julho, a sábado, 7, das 9h às 18h, o espaço irá receber a 1ª Festa da Leitura, promovida pelo Clube dos Editores do Rio Grande do Sul. A intenção é fortalecer e difundir técnicas de estímulo à leitura, visando à multiplicação de recursos e à qualificação da rede cultural.
No local, 22 editoras irão expor em estandes no evento, que neste ano tem o estado de Minas Gerais como convidado. Durante a manhã, serão realizadas oficinas de mediação de leitura para bibliotecários, professores e público interessado, no Auditório Popular do Mercado (sala 10, 2º andar), oferecidas pelo grupo Tessituras, da ONG Cirandar, da escritora Jane Tutikian, e pelo projeto Sesc Mais Leitura Simões Lopes Neto, por exemplo. À tarde, atividades de contação de histórias, leitura silenciosa, em grupo, em público, em braile e libras, leitura com música, com teatro, e outras formas de mediação vão ganhar espaço.
O presidente do Clube dos Editores, Jerônimo Braga, destaca a importância desta formatação multiplataforma, que reúne as esferas federal, estadual, municipal e comunitária. "A Festa apresenta a força de um rico painel do que acontece em leitura no Estado, no presente momento, onde, por quem, e de que forma. Assim que lançamos a ideia, recebemos o apoio e o engajamento imediato de diversos setores da sociedade", destacou.
Mais informações sobre a primeira edição da Festa da Leitura podem ser obtidas pelos e-mails [email protected] ou [email protected]

Comentários