Indústria gráfica debate seu impacto no meio ambiente

Gestão ambiental é tema de seminário que o Sindigraf promove no dia 30

Preocupada com o impacto do processo produtivo no meio ambiente, a indústria gráfica gaúcha busca soluções para minimizar os riscos de contaminação e tornar sua produção cada vez mais limpa. Neste sentido, o Sindigraf/RS (Sindicato das Indústrias Gráficas do Rio Grande do Sul), com o apoio do Senai (Serviço Nacional Aprendizagem Industrial) gaúcho,  promove, no próximo dia 30, o seminário sobre Gestão Ambiental na Indústria Gráfica, que terá palestras e debates sobre legislação, licenciamento e destinação de resíduos,  temas que serão apresentados por técnicos de Fepam (Fundação de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler), Smam (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e CNTL (Centro Nacional de Tecnologias Limpas).


"Nosso objetivo é mostrar à comunidade e aos empresários a importância de seu papel para garantir um ambiente saudável e limpo", destaca o coordenador do Grupo de Trabalho Ambiental do Sindigraf, Lourival Lopes dos Reis. Segundo ele, ainda falta esclarecimento do setor gráfico em relação aos reflexos da atividade no meio ambiente, já que o segmento produz resíduos sólidos e líquidos oriundos da produção de impressos e da limpeza e conservação das máquinas. "Infelizmente, ainda são poucas as empresas que operam com uma consciência ecológica no Rio Grande do Sul, mas esse número está crescendo a cada dia que passa graças a iniciativas como essa", garante Reis.


O encontro, dedicado aos empresários e profissionais que atuam no setor, tem entrada franca e será realizado no Auditório do Senai Artes Gráficas (Avenida Assis Brasil, 8450). Mais informações pelo telefone (51) 3323-0303 ou através do e-mail [email protected].

Comentários