Influenciadores trazem 11 vezes mais retorno que mídias tradicionais

Dado foi apresentado pelo consultor de inteligência de negócios e influenciador de marketing Gabriel Ishida no Meet Up

O consultor de inteligência de negócios e influenciador de marketing Gabriel Ishida trouxe alguns dados de métricas que se referem aos influenciadores em sua palestra no Meet Up, em Porto Alegre. Segundo uma pesquisa da Nielsen, os influenciadores podem trazer 11 vezes mais retorno que as mídias tradicionais. Outra informação é que 70% das empresas pretendiam investir em influenciadores em 2016 e 2017, segundo estudo da Forrestrer.

Em seu levantamento, Ishida percebeu que, quando se analisa influenciadores, cada um tem uma maneira peculiar de influenciar sua audiência e isso deve ser considerado na hora de construir estratégia. O consultor, então, denominou três tipos de influenciadores. São eles: Broadcaster, que são as celebridades e que entregam impacto em sua campanha; Conectores, caracterizados por serem os influenciadores dos influenciadores, entregando inspiração. Por fim, os Legitimadores, que são os microinfluenciadores, como referências dentro de sua própria rede, e entregam ação.

Segundo Ishida, existem dois tipos que caracterizam os influenciadores: aqueles que constroem sua influência, e aqueles que herdam sua influência. "Na minha opinião, baseada nos meus estudos, os que constroem sua influência trazem mais resultado, pois o público se identifica mais com eles." Também trouxe alguns exemplos de influenciadores, como a atriz global Bruna Marquezine, o jogador de futebol Neymar, e o produtor musical Rique Bonadio, e falou sobre o engajamento de cada um deles nas redes sociais.

Outra forma de analisar os resultados é a partir de mídia kit dos profissionais. "Assim, é possível ver de que forma eles estão impactando o público na internet", afirmou. Para encerrar, Ishida trouxe o case de uma campanha feita para a rede de academia Smart Fit, para a qual trabalha. Comuma ação para gerar leads, ele e sua equipe buscaram especialistas em lifestyle e em fitness, e fizeram análise baseada no engajamento de cada um, a fim de encontrar as melhores opções para a estratégia. O resultado final foi a geração de 4,2 mil leads e 56% de R.O.I.

Comentários