Integrantes relembram história de jornal que circulou durante a ditadura

Luis Fernando Verissimo, Claudio Ferlauto e José Antônio Pinheiro Machado falam sobre o Pato Macho em palestra na Fabico

Equipe inicial do jornal Pato Macho | Divulgação
A palestra "Pato Macho: um jornal humorístico e alternativo durante a ditadura militar" relembrará a história da publicação que circulou em Porto Alegre em 1971, durante a ditadura militar. Os jornalistas Luis Fernando Verissimo, Claudio Ferlauto e José Antônio Pinheiro Machado, integrantes da equipe original do informativo, falarão sobre a história do Pato Macho no dia 19 de maio, às 19h, no Auditório 1 da Fabico/Ufrgs (rua Ramiro Barcelos, 2705 - Campus Saúde - Porto Alegre). As inscrições são gratuitas pelo e-mail [email protected].
O Pato Macho foi um jornal alternativo, com apenas 15 edições. Dentre os periódicos que compuseram o movimento alternativo no Rio Grande do Sul, foi o único com viés humorístico, inspirado no cultuado O Pasquim. Reuniu uma equipe de talentosos cronistas, ilustradores, chargistas, designers e jornalistas, que, à época, recém iniciavam suas carreiras. Foi submetido à censura prévia desde sua terceira edição.
A coleção completa do Pato Macho está digitalizada e disponível para consulta no site do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Comunicação da Famecos/Pucrs: http://www.pucrs.br/famecos/nupecc/. As imagens disponíveis podem ser utilizadas, desde que citada a fonte.

Comentários