Iotti é candidato a Senador da Itália

Cartunista pretende defender os direitos dos italianos no exterior

O jornalista e cartunista Iotti vai concorrer a Senador da Itália. O parlamento italiano disponibiliza cadeiras para descendentes que morem fora do país. Na América Latina, são duas vagas para senador e três para deputados. O que motivou Iotti a participar foi sua forte ligação com a Itália, já que tem dupla cidadania - seu avô veio de lá -, e o Radicci, personagem italo-brasileiro que conquistou o público com seu temperamento forte, sua paixão pelo ócio e pelo vinho criado há 25 anos. Aos 44 anos, o chargista pretende defender os direitos dos italianos no exterior. O italiano Adriano Bonaspetti, residente em Porto Alegre, também concorre ao Senado. Há dois anos, faltou pouco para ele ser eleito deputado.


Iotti fez um blog dedicado à campanha. Lá, ele oficializou a candidatura e publicou uma carta destinada aos leitores, com suas propostas. Segundo ele, a principal delas é "colocar a comunidade italiana do Sul do país no seu merecido lugar". Em entrevista a Coletiva.net, o cartunista disse, inclusive, que Radicci, o personagem folclórico que criou em seus cartuns, vai participar dos trabalhos. "Ele está querendo fazer algumas coisas, como reformar o Coliseu e desentortar a torre de Pisa", brinca o humorista. O personagem vai aparecer em panfletos e demais materiais de divulgação.


Colaborador do Grupo RBS, o cartunista garante que foi liberado para participar do pleito. "A primeira coisa que fiz foi ligar para o Marcelo Rech e para o Sirotsky. Eles fizeram uma reunião com o Conselho Editorial, que autorizou que eu concorresse", explicou Iotti. A única restrição é que ele não pode usar nenhum veículo do grupo para divulgar sua candidatura. Ele faz questão de deixar claro que é uma chapa de linha independente, não atrelada a partidos políticos. No Brasil, as eleições acontecem até as 16h do dia 10 de abril.


Carlos Henrique Iotti nasceu em 1964 em Caxias do Sul, na serra gaúcha. Está diariamente nos jornais Zero Hora e Pioneiro, do Rio Grande do Sul, Diário do Sul e Diário Catarinense, de Santa Catarina e Diário do Sudoeste e O Estado do Paraná, do Paraná.

Imagem

Comentários