IVC começa a auditar edição digital da revista Veja

Publicação é a primeira a utilizar o novo serviço do Instituto

O Instituto Verificador de Circulação (IVC) começa a realizar auditoria da edição digital da revista Veja, da Editora Abril. A publicação foi a primeira, do meio revista, a ter os seus processos aprovados pelo Instituto, que passou a inserir a circulação das edições digitais auditadas a partir dos mapas de junho de 2006.


Para implementar o novo modelo, o IVC criou um conjunto de Normas Técnicas para as edições digitais, definidas como a cópia da publicação impressa e distribuída eletronicamente como se fosse um exemplar. Além disso, para que o IVC inicie a aferição, é necessário que ocorra um processo individual de distribuição da versão virtual, com circulação paga. É importante ressaltar que a auditoria de circulação das edições digitais não mensura os acessos do leitor online ou a audiência de websites, pois a aferição é focada na circulação da publicação, da mesma forma que acontece na auditoria de meios impressos.


O Instituto leva em consideração os documentos impressos e eletrônicos necessários para comprovar a existência da edição e a semelhança entre a publicação impressa e a digital. O IVC verifica ainda o pagamento dos exemplares, os dados cadastrais dos clientes e a distribuição. O novo serviço também é utilizado pelos jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde.


Mais informações sobre o serviço no endereço eletrônico http://www.circulacao.org.br/epaper.html.

Comentários