Jornal surge para mostrar o lado positivo da Cidade Baixa

"Voz da Vizinhança" é produzido de forma comunitária e está sob o comando da jornalista Carla Santos

Com a proposta de mostrar o lado positivo do bairro Cidade Baixa, a jornalista Carla Santos, junto com o movimento Vizinhança na Calçada, criou o jornal "Voz da Vizinhança". Produzida de forma comunitária, a primeira edição já está em distribuição nas casas e comércios da região e nos bairros Azenha, Farroupilha, Menino Deus e Santana.
Em entrevista ao  Coletiva.net, Carla contou que a ideia nasceu da necessidade de os moradores dessas localidades mostrarem aos porto-alegrenses que é possível aproveitar de forma positiva essas regiões. "Na grande mídia, só tem notícia ruim desses lugares, com violência, assalto e roubo. O que queremos mostrar é que estamos lutando para mudar essa realidade", explicou. De acordo com a jornalista, as ações que o grupo já fez não foram noticiadas, por isso a criação do impresso. "Como isso não foi mostrado ao público, nós resolvemos produzir nosso próprio material, para dar voz ao movimento", pontuou.
A publicação, que terá formato de revista, será bimestral e terá tiragem de 10 mil exemplares. Além de Carla, a equipe é formada pela jornalista Ieda Risco, na reportagem; João Mattos, na edição de fotografia; Vera João, no setor Comercial; Alex Santos, no projeto gráfico e editoração; e Sérgio da Silva Vargas, na circulação.
Formada 1995 pela Famecos, da PUCRS, Carla tem passagens pelas editorias de Economia, Política e Geral do jornal O Sul e pelo Jornal do Comércio, onde atuou como editora do JC Contabilidade e do Empresa e Negócios. Trabalhou como chefe de Redação no Palácio Piratini e comanda a agência Realiza Produção Cultural e Comunicação, focada em assessoria digital.
A primeira edição está disponível e pode ser conferida aqui.

Comentários