Jornalista da AFP elogia Porto Alegre

Na Capital para a Copa do Mundo, William Davies encontra outras histórias e louva a cidade e o evento

A cultura gaúcha e a excentricidade de alguns torcedores parecem ter impressionado o britânico William Davies, jornalista da Agence France Presse (AFP) que passou pela Capital. No Brasil para cobrir a Copa do Mundo, Davies conheceu o modo como o alimento mais típico dos gaúchos é preparado, visitou churrascarias e encontrou histórias e personagens. "Estou em Porto Alegre para a Copa do Mundo, mas quando não há futebol aqui, escrevo outras histórias sobre a cidade", disse, em entrevista ao Coletiva.net.
Segundo Davies, há dezenas de jornalistas da AFP espalhados pelo País. Ele não lembra de todas as transmissões realizadas pelos colegas, mas garante que muita coisa já foi publicada. Ele mesmo já contou a história de um "motorista de táxi doido que veste verde e amarelo" e também cobriu um dos protestos que aconteceram no Brasil. O jornalista esteve em Fortaleza, Brasília e Porto Alegre, e nesta semana deve seguir para São Paulo e Rio de Janeiro, onde vai assistir à final.
Sem críticas para a realização do evento mundial no País, o britânico destaca que a Copa do Mundo está melhor do que o esperado. "Esta Copa tem sido melhor do que eu acreditava que seria. O futebol tem sido realmente excitante e está tudo divertido", garante. Em tom humorado, a única crítica feita por Davies é relacionada ao clima que tem perdurado nos últimos dias em Porto Alegre: "Eu não gosto de chuva!".
Além do churrasco gaúcho, Davies menciona ainda a sensação de segurança que sente em Porto Alegre com relação às demais cidades-sedes dos jogos. Segundo ele, alguns de seus colegas foram roubados e tiveram equipamentos furtados em outras cidades. No entanto, nada teria acontecido na Capital. "Isso faz com que a cidade pareça segura", disse. 

Comentários