JORNALISTA GAÚCHO ESTEVE EM AUDIÊNCIA COM O BNDES

O jornalista gaúcho Celso Augusto Schröder, coordenador-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), esteve ontem em Brasília participando da audiência pública na …

O jornalista gaúcho Celso Augusto Schröder, coordenador-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), esteve ontem em Brasília participando da audiência pública na Comissão de Educação do Senado Federal. A reunião teve a participação do presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Carlos Lessa, e serviu para rediscutir a possibilidade de a estatal financiar empréstimos para as empresas de mídia. O FNDC é contra empréstimos do BNDES a qualquer setor econômico. "Entendemos que esse debate não pode ser simplesmente técnico, como vem sendo. Tem que ser político e visar ao desenvolvimento da comunicação no País", disse hoje o jornalista a Coletiva.Net. Posição similar defendeu outro participante do encontro, o diretor de redação da Carta Capital, Mino Carta, que manifestou-se contrário a empréstimos para pagamento de dívidas das empresas.
Schröder relatou ainda que ao ser questionado pelo presidente da Comissão, senador Osmar Dias (PDT-PR), Lessa não deixou clara a posição do banco sobre os empréstimos. Disse apenas que, na sua opinião pessoal, a instituição deve fazer um programa para financiar apenas o papel de imprensa, desde que seja produzido no País, o que, segundo ele, funcionaria como um estímulo para ampliar os investimentos do Brasil no setor. Entretanto, teria dado a entender que o BNDES está estudando a possibilidade de financiamento para todos os usos.

Comentários