Jornalista lança livro sobre Olavo Bilac

Marta Scherer apresenta obra nesta sexta-feira, na Livraria Bamboletras

A jornalista Marta Scherer é autora do livro 'Imprensa e Belle Époque - Olavo Bilac, o jornalismo e suas histórias' e apresenta sua obra nesta sexta-feira, 19. Gaúcha que mora em Florianópolis, lançará o livro em Porto Alegre, na Livraria Bamboletras (Rua General Lima e Silva, 776, Centro Comercial Nova Olaria), a partir das 19h. Na obra, Marta resgata crônicas publicadas por Bilac no início do século passado.
O lado jornalista do que era considerado "o príncipe dos poetas do País" foi a pesquisa que a autora fez para sua dissertação de mestrado, apresentada na Universidade Federal de Santa Catarina. O trabalho recebeu o Prêmio Adelmo Genro Filho de melhor dissertação de 2008, reconhecimento concedido pela Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. No livro, Marta destaca o valor jornalístico de Olavo Bilac através da análise das crônicas que ele escreveu e publicou em jornais do início do século passado. Resgata, assim, a história da imprensa do Rio de Janeiro na época, quando o Brasil vivia a Belle Époque e entrava na modernidade.
Segundo a autora, Bilac exerce no Jornalismo o papel de refletir os momentos críticos de um país que ingressava no século 20, em plena efervescência política e cultural. O livros está dividido em três capítulos, começando pela carreira jornalística de Olavo Bilac e um retrato breve da sociedade carioca. No capítulo seguinte, estão registradas as mudanças que ocorrem na imprensa, tanto no campo editorial quanto no gráfico e comercial. O terceiro e último capítulo se encarrega de relatar a vida dos homens que faziam a imprensa.
Lançado pela Editora Unisul, o livro faz parte da Coleção Unisul de Comunicação. Marta Scherer é jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, trabalhou em diversos veículos de comunicação e assessoria de imprensa, e durante 10 anos foi professora do curso de Jornalismo da instituição.
O livro pode ser adquirido de qualquer parte do País pelo site www.editora.unisul.br.
Imagem

Comentários